Leitura

Livro de Jaime Osorio explica mecanismos da expansão do capitalismo sobre o Estado

Obra relançada com trechos inéditos pela Expressão Popular é o destaque do mês no Clube do Livro da editora

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Jaime Osorio é professor da Universidade Autonoma Metropolitana (UAM) e autor de diversos livros sobre a teoria marxista da dependência
Jaime Osorio é professor da Universidade Autonoma Metropolitana (UAM) e autor de diversos livros sobre a teoria marxista da dependência - Foto: UAM / Divulgação

A posição do Estado e das forças democráticas diante do avanço das práticas violentas do capitalismo é tema de pesquisa de intelectuais em diversas partes do globo. Uma das análises mais aprofundadas é feita no livro “O Estado no Centro da Mundialização -- A sociedade civil e o tema do poder", do escritor e professor mexicano Jaime Osorio, que destaca, entre várias outras análises, os limites e as funções do Estado.

Trata-se de uma reedição ampliada da obra publicada inicialmente em 2014. O livro de Osorio pontua que a essência do capitalismo é o exercício constante da desigualdade entre centro e periferia. Exercício este feito de forma violenta e sistemática para perpetuar processos de dominação política e acumulação de capital. 

“Nesta nova edição realizamos alterações no capítulo VII a fim de dar conta das transformações ocorridas no Estado dependente nas últimas décadas. Tais alterações foram feitas, no marco das mudanças nas relações de força entre as classes no âmbito do sistema mundial, para compreender o quadro em que emergem Estados contrainsurgentes e ditaduras militares na região nos anos 1960, 1970, 1980; governos populares e governos progressistas nas primeiras décadas do século XXI e a posterior investida do grande capital regional e mundial”, explica o autor na introdução da obra.

“O Estado no Centro da Mundialização" é o destaque do mês de junho do Clube do Livro da Expressão Popular. A assinatura mensal custa a partir de R$ 35.

O livro tem onze capítulos divididos em três partes: 1 - Estado, poder político e classes sociais; 2 - Estado e Democracia na mundialização e 3 - Estado, sociedade civil e poder político.

"Por elevar a discussão sobre a questão do poder, [o livro] ajuda o conjunto da esquerda brasileira, do campo progressista, a pensar a sua própria recomposição para o próximo período histórico", disse a professora Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carla Cecilia Ferreira, responsável pela revisão e organização do livro para a Expressão Popular.

Jaime Osorio é professor da Universidade Autonoma Metropolitana (UAM), em Xochimilco, distrito da Cidade do México, onde leciona no curso de  Sociologia e no doutorado de Ciências Sociais. Boa parte das questões e estruturas de poder analisadas no livro foram temas de debates em sala de aula com várias gerações de estudantes.

 

Edição: Rodrigo Chagas