Rio Grande do Sul

SERVIÇO

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 15 de julho de 2019
Agenda da semana do dia 15 de julho de 2019 - BdF - RS

15 de julho (segunda-feira) - Ato em Defesa da Soberania do Povo Venezuelano

Às 18h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS - Sala João Neves da Fontoura (Praça Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre)

O Comitê Gaúcho em Solidariedade ao Povo Venezuelano promove um encontro para debater o bloqueio à Venezuela e suas consequências para o povo venezuelano, com a participação de Freddy Meregote (Ministro Conselheiro da Embaixada da Venezuel, Bruno Jurban (Dr. em estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS) e coordenação de Jussara Cony (Vice-presidente Nacional do Cebrapaz).


15 de julho (segunda-feira) - Mina Guaíba: impactos sociais e ambientais em Porto Alegre

Às 19h, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico, Porto Alegre)

Os impactos sociais e ambientais do projeto Mina Guaíba à cidade de Porto Alegre serão discutidos em reunião extraordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), da Câmara de Vereadores da capital. O evento, que acontecerá no Plenário Ana Terra, é aberto ao público.

Convidados: Gabinete do Prefeito; DPE- Defensoria Pública do Rio Grande do Sul; SEMA- Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura; FEPAM- Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – RS; DNIT- Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes; Ministério Público Federal – Procuradoria Regional da República da 4a Região; TCE- Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul; MPE- Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul; Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RS; Ministério Público Estadual; SMAMS; FEPAM/RS; SEMA; representantes da Copelmi (empresa responsável pelo empreendimento da Mina Guaíba); Prefeitos de Butiá, Eldorado do Sul e Guaíba; Unidades de Triagens das Ilhas; Associação da Beira do Rio Comunidade da região Humaitá e Navegantes que estão sendo afetadas pelas obras e ONG Amigos da Terra e outros.


15 de julho (segunda-feira) - Energias Renováveis e Transformação da Sociedade

Às 18h30, no Auditório Poente, do Prédio Centenário da Escola de Engenharia da UFRGS (Praça Argentina, 9. Campus Centro – Porto Alegre)

No dia 15/07, a embaixadora da Áustria para o Brasil, vice-presidente do REN21 e presidente da GWNET (Global Women’s Network for the Energy Transition), Dra. Irene Giner-Reichl estará no Auditório Poente da Escola de engenharia, às 18h30, para debater os futuros caminhos de energias renováveis e a transformação da sociedade dentro desse meio.


16 de julho (terça-feira) - Lançamento do Observatório da Educação Pública do RS

Às 9h, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do RS (Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre)

Um mapa da rede educacional do Estado do Rio Grande do Sul será lançado nesta terça-feira, 16, pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), que destaca ser o Observatório da Educação Pública um retrato significativo de uma década, em números e gráficos, da estrutura, salários, investimentos, resultados e programas da educação.


17 de julho (quarta-feira) - Café com Direitos: Não à Megamineração

Das 19h às 21h, na Escola de Educação Infantil Marista Tia Jussara (Rua Santa Rita de Cassia, 90 - Ilha Grande dos Marinheiros, Porto Alegre)

Os projetos de megamineração, mesmo com os crimes da Mineradora Vale em Mariana/MG e da Mineradora Samarco em Brumadinho/MG frescos na memória coletiva, avançam no Rio Grande do Sul. Os projetos, caso sejam aprovados, impactariam diversos municípios, degradando não só a fauna e a flora, mas trazendo problemas de saúde para milhões de pessoas que residem tanto na Região Metropolitana (Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, etc.), como nas regiões de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, São José do Norte, entre outros. Como podemos garantir o Direito Humano ao meio ambiente saudável e equilibrado não somente aos que hoje habitam este planeta, mas também para que as gerações futuras tenham acesso à água potável, a nadar nos rios e mares, a caminhar nos bosques e desfrutar de belas paisagens? Para isso, propomos uma atividade pública na região das Ilhas de Porto Alegre, que será afetada principalmente pelo Projeto Mina Guaíba de extração e queima de carvão.

Para instigar o debate teremos como convidados: Júlio Picon Alt (advogado, conselheiro do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul); John Wurdig (Engenheiro Ambiental e Ativista Ambiental)


17 de julho (quarta-feira) - Ato em Defesa da Refap

Às 7h, em frente a Refinaria Alberto Pasqualini – Refap (Av. Getúlio Vargas, 11001 - Brigadeira, Canoas)

Para denunciar e estancar o desmanche do Sistema Petrobrás, os petroleiros estão realizando uma série de atos nas unidades colocadas à venda. As mobilizações integram o calendário de luta da campanha reivindicatória, com participação de movimentos sociais e de representações sindicais petroleiras de vários estados.


18 de julho (quinta-feira) - Quem manda nas cidades?

Às 19h30, no IAB RS(Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, Porto Alegre)

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove o debate "Desafios para Gestão Pública e Democrática: Quem manda nas cidades?". O evento contará com a participação do geógrafo Paulo Soares, do Observatório das Metrópoles, e de Wrana Panizzi, professora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. O objetivo do evento é gerar uma reflexão sobre planejamento, política e mercado.

Paulo Roberto Rodrigues Soares - Graduado em Geografia (FURG, 1987) e doutor em Geografia Humana pela Universidad de Barcelona (2002). Professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do Observatório das Metrópoles. Seus principais campos de pesquisa referem-se à Geografia Urbana, aos Estudos Metropolitanos e ao Planejamento Urbano e Regional. Atualmente desenvolve os projetos de pesquisa “A Cidade-região de Porto Alegre: análise da desconcentração metropolitana no RS” e “Direito à cidade, financeirização e transformações no regime urbano na metrópole de Porto Alegre/RS”, este último no âmbito do Núcleo Porto Alegre da rede Observatório das Metrópoles.

Wrana Panizzi - Professora titular da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora do CNPq. Licenciada em filosofia, bacharel em direito, mestre em Planejamento Urbano e Regional, é também doutora em Urbanismo e Planejamento Urbano e em Ciências Sociais aplicadas pelas universidades de Paris I e Paris XII (Instituto de Urbanismo). Foi coordenadora geral do PROPUR, presidente da ANPUR, reitora da Universidade Federal do RS e vice-presidente do CNPq.


19 de julho (sexta-feira) - Direito à cidade: economia e trabalho em rede

Às 14h, na sala 102 da Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Porto Alegre)

Que alternativas têm nossa cidade, nossa economia, nosso trabalho, se não forem pensados coletivamente? Vem conversar sobre as tramas que envolvem a produção e circulação de bens e serviços que dão materialidade à nossa cidade, e como isso influi na tua vida! O tema “Direito à Cidade” engloba questões atuais de reivindicações populares, como direito à moradia, à segurança, à mobilidade urbana, a espaços coletivos de arte e cultura, à regularização fundiária, ao trabalho, ao acesso adequado a bens e serviços, entre outras tantas questões que, apesar de direitos, ainda não estão disponíveis a todos em nossa sociedade. Assim, o Projeto Conversações Afirmativas 2019 propõe a realização de rodas de conversa, ao longo de 2019, com o tema geral “direito à cidade”, a fim de trazer a reflexão sobre esse assunto mais presente dentro da universidade e para o público em geral.

Os convidados da roda são Antônia Wallig (Gestora Cultural Vila Flores), Cybelle da Rocha (Casa de Economia Solidária), Dina Prates (Mestranda Sociologia UFRGS), Gil Neves (CAMP - Escola de Cidadania) e Zadi Zaro (Coletivo de Trabalho Vivá Moara).

Entrada gratuita, aberta ao público, com inscrições no local. Há certificação de extensão. Servidores da UFRGS podem se inscrever pelo Portal do Servidor.


19 de julho (sexta-feira) - Debates Mensais sobre Conjuntura Econômica

Às 17h, no Auditório do CEAPE Sindicato (Rua 7 de setembro, 703, sala 601, Porto Alegre)

O Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito convida a todas e todos para debater sobre a conjuntura econômica, nesta sexta-feira (19/07). Os convidados são Cláudio Accurso (professor e economista), Mark Ramos Kuschik (presidente do Sindicato dos Economistas do RS) e Filipe Leira (doutorando em Políticas públicas e vice-presidente do CEAPE).

O evento será transmitido ao vivo nas páginas do facebook da Rede Soberania e Brasil de Fato RS.


19 de julho (sexta-feira) - Debate com Cacique Saci, liderança Kaingang

Das 17h às 19h, no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega - Centro Histórico, Porto Alegre)

O Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT/PPGAS-UFRGS) e Museu Antropológico do Rio Grande do Sul convidam para o 2º encontro do I Ciclo de Encontros do Observatório Social das Populações Indígenas da Região Sul. A entrada será gratuita.

Luís Salvador, mais conhecido como "Saci", é cacique da Terra Indígena Kanhgág ag Goj (Rio dos Índios, Vicente Dutra - RS), e coordenador do Movimento Indígena do estado do Rio Grande do Sul, na luta pela demarcação das Terras Indígenas. Hoje, Luis Salvador encontra-se preocupado com a política do governo brasileiro, que avança contra os povos originários, a fim de continuar favorecendo um modelo econômico que, segundo o cacique, "não serve para nenhuma sociedade".


20 de julho (sábado) - Pré-Conferência de Cultura de Porto Alegre

Das 8h às 20h, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255, Porto Alegre)

O Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre (CMC) convida para a Pré Conferência de Cultura a ser realizado no dia 20 de julho de 2019 na Câmara de Vereadores, iniciando o processo da 11ª Conferência de Cultura de Porto Alegre – 2019. Objetivo é de elaborar um documento que irá orientar o desenvolvimento da cultura da cidade. Serão criadas temáticas descentralizadas para debater as demandas de cada segmento: Temática afro; Temática artes cênicas; Temática patrimônio; Temática música; Temática OP. Esses são exemplos assim como artes visuais, literatura, audiovisual entre outros.

Conferência de Cultura 2019 dividida em 5 EIXOS, será realizada em novembro 2019: Fortalecimento do sistema de cultura; Direitos culturais e cidadania; Diversidade Cultural; Desenvolvimento sustentável; Patrimônio cultural.
 

Edição: Marcelo Ferreira