Rio de Janeiro

Rádo

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 16/07/19

Resistência cultural na ocupação Olga Benário e discussão na ONU sobre terras indígenas são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A ocupação Olga Benário sofreu uma invasão da polícia por receber pessoas que foram despejadas no dia 11 na Zona Norte do Rio
A ocupação Olga Benário sofreu uma invasão da polícia por receber pessoas que foram despejadas no dia 11 na Zona Norte do Rio - Reprodução/ Central dos Movimentos Populares do Rio de Janeiro

O programa da última terça-feira (16) fala sobre o trabalho de resistência cultural feito por jovens na ocupação Olga Benário em Bonsucesso e o debate  “Reconhecimento da Ancestralidade dos Territórios Indígenas - Oportunidade e Riscos no Caso Xokleng Perante o Supremo Tribunal Federal” realizado durante a 12ª sessão do Direito dos Povos Indígenas na Organização das Nações Unidas (ONU).

Em entrevista, Felipe Gomes Vieira, organizador da Marcha das Favelas e um dos organizadores da ocupação do espaço Olga Benário e Suelen Paim, moradora da Maré, ativista LGBTI, integrante do Favela Cineclube e também organizadora da ocupação do espaço Olga Benário, explicam como funciona uma ocupação cultural, que tipos de atividades são realizadas no espaço e como tem sido a participação de moradores da região na manutenção e utilização do espaço.

Roberto Liebgott, Coordenador do Conselho Indigenista Missionário regional Sul, conta a história do Caso Xokleng e esclarece por que esse caso é tão importante na discussão sobre terras indígenas no Brasil. Diz ainda como o movimento tem conseguido se articular para resistir em tempos tão difíceis. 

O repórter do Brasil de Fato RJ, Eduardo Miranda, traz ao vivo informações  sobre o seminário Comunicação, Política e Democracia, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Ainda no programa, título da Unesco de Patrimônio Mundial da Humanidade pode pode barrar "Cancún" de Bolsonaro na região de Angra e Paraty.

No quadro Dicas Mastigadas, confira uma deliciosa receita de biscoito de aveia.


Confira:

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Bandeirantes 1360 AM. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br  e pelo app da rádio BdF  (disponível para Android).

Edição: Fernanda Castro