Ceará

Educador lança livro para financiar a Semana Freiriana do Cariri

A atividade vai acontecer entre os dias 15 a 21 de setembro

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Janelas é o primeiro livro escrito por Joelmir Pinho
Janelas é o primeiro livro escrito por Joelmir Pinho - Reprodução/Redes Sociais

O educador e gestor social, Joelmir Pinho, lançou o livro Janelas, uma coletânea de ideias e opiniões, que como nos relata “nasce mais de uma necessidade do que de qualquer vaidade”. Joelmir, que é graduado em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), atua também como blogueiro, associado fundador da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), coordenador da Semana Freiriana do Cariri, “curioso e eterno aprendiz” ele completa.

Janelas é o primeiro livro escrito por Joelmir, que é organizado a partir de uma coletânea de 65 artigos sobre temas diversos escritos para seu blog entre 2011 e março de 2019. “O Janelas tem como principal marca o convite à reflexão sobre questões dadas como consolidadas, sobre pós-verdades. Isso inclui a própria ideia de democracia, restrita em nossa curta trajetória aos limites da democracia liberal burguesa.”, explica. 

O livro foi lançado no formato digital pelo selo editorial IbiKariri, que segundo o autor foi “criado recentemente pelo comitê gestor da EPUCA e a proposta é ser uma possibilidade de publicação de obras de diferentes formatos que dialoguem, em alguma medida, com nossa crença de que outro mundo é possível, necessário e urgente” depois nos explica a escolha do nome da editora, onde “Ibi significa terra, em tupi-guarani. Portanto IbiKariri é uma referência a essa encantadora terra dos encantados: o Cariri.”

O título Janelas nasce, como nos apresenta o autor, “da ideia de que por mais alargada que seja nossa visão de mundo, nosso olhar sobre os fatos e as coisas do mundo, sempre haverá um enquadramento, uma moldura a definir ou limitar nosso olhar. Mesmo quando olhamos através de uma janela, enxergarmos o exterior dentro dos limites dessa janela. Ter consciência disso me parece fundamental para não cairmos na ilusão de que tudo se resume ao nosso olhar, à nossa mirada.”

A necessidade que Joelmir relata ter sido a força propulsora do livro é de financiar a 6ª Semana Freiriana do Cariri, que ocorrerá entre os dias 15 e 21 de setembro, que como nos conta nasce inspirada “na vida, na obra, na inquietude e na amorosidade do educador pernambucano Paulo Freire”, onde ocorrerão rodas de conversa, percursos formativos e atividades culturais com exposições fotográficas, show e espetáculo. A agenda da Semana acolherá ainda a edição estadual da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE) e o Encontro Regional de Educação Popular em Saúde e Convivência com o Semiárido.

Para esta edição já estão confirmados os nomes do educador português José Pacheco, da jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum, do cientista social, historiador, ator, professor, teólogo e pastor Henrique Vieira, da psicóloga Vládia Holanda e do artista, filósofo, escritor e ativista social Eduardo Marinho. Nomes de que vem propondo outras possibilidades de pensar e fazer educação, entendendo educação de forma ampla, como uma dimensão do humano, da cultura e da relação em sociedade.

O objetivo permanente da Semana é gerar desconforto de forma amorosa, mas Joelmir acredita que esse ano estará em evidência a reflexão sobre como construir resistências a conjuntura brasileira, pensando outras formas e espaços de poder que possam ir para a proposição, que consiga romper com a mera reação as imposições das elites na qual nos encontramos. “Como digo em um dos artigos do Janelas, em tempos de intolerância, desamor, barbárie e tantas outras ameaças, é preciso vencer o medo e reaprender a amar. E mais: nunca a desobediência civil, que deve ser uma obra coletiva, foi tão necessária. Espero que a 6ª Semana Freiriana do Cariri seja campo fértil para essas questões.”, ele complementa otimista.

Sobre as dificuldades de fazer um evento nacional que toca em questões que o atual presidente do país, sua equipe ministerial e parte do Congresso abominam Joelmir lucidamente defende que “falar em Paulo Freire, conversar sobre educação numa perspectiva crítica, transformadora e libertária parece, para alguns, uma loucura ou uma afronta. Costumamos dizer [comitê gestor da EPUCA] que o grande objetivo da Semana é gerar desconforto de forma amorosa. É isso que fazemos desse a primeira edição, em 2011.” e ele constata que “se por um lado os diálogos propostos pela Semana se apresentam ainda mais necessários e urgentes, por outro, o desafio de realizar um evento desse porte e com essa proposta se torna muito maior, já que as possibilidades de parcerias institucionais estão ainda mais restritas. Daí a ideia do livro, lançado pelo selo editorial IbiKariri. Tudo que for arrecada com a venda do e-book será revertido para apoiar essa sexta edição da Semana”.

Quanto a importância de lançar um livro com essa proposta nos dias atuais, Joelmir relata que lhe parece “de certa forma, também um ato de resistência e, sobretudo, um convite a repensarmos nossas próprias agendas, como movimentos populares, como organizações da sociedade civil, como educadores, como militantes… Espero mesmo que o Janelas incomode, inclusive a nós mesmos."

Para conhecer a EPUCA, saber mais sobre a 6ª Semana Freirina do Cariri e/ou adquirir o livro Janelas basta entrar no link abaixo:

https://www.portalepuca.org/

Edição: Monyse Ravena