Podcast

Congelamento de recursos e cortes ameaçam avanços de 30 anos de SUS

Mortalidade infantil, pré-natal e mortes evitáveis podem piorar, adverte estudo

Ouça o áudio:

Progresso observado até 2016, início do desmantelamento do sistema de saúde, depende da alocação de recursos, alerta estudioso.
Progresso observado até 2016, início do desmantelamento do sistema de saúde, depende da alocação de recursos, alerta estudioso. - Foto: CNTS
Mortalidade infantil, pré-natal e mortes evitáveis podem piorar, adverte estudo

Artigo publicado pela revista The Lancet “Sistema Único de Saúde no Brasil: os primeiros 30 anos e perspectivas para o futuro”, com base no estudo liderado pelo departamento de Saúde Global e População da Harvard TH CHang of Public Health, que teve a participação de diversos pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, revela que as principais conquistas obtidas nos últimos 30 anos pelo SUS estão ameaçadas pela Emenda Constitucional 95 e aprofundamento das políticas de austeridade do governo Bolsonaro.

O estudo publicado traça cenários para o SUS a partir de projeções de financiamento da oferta do serviço na ponta. São quatro possibilidades. No primeiro cenário, a União envia para os municípios os mesmos recursos de 2015; nos outros três, as transferências aumentam 1%, 2% ou 3% ao ano, a depender do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Os pesquisadores apontam que em todos cenários os índices de mortalidade infantil, de atendimento pré-natal às gestantes, do acesso a cuidados na Atenção Primária à Saúde (APS) e do número de mortes evitáveis por doenças cardiovasculares pioraram, sobretudo para os municípios menores e mais pobres, com menor capacidade de arrecadação e maior dependência de verbas da União.

Em entrevista ao Repórter SUS, programa produzido em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), Luiz Augusto Facchini, professor do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e um dos autores do artigo publicado no periódico The Lancet, alerta que o processo de expansão do sistema em três décadas, que promoveu a melhoria das condições de saúde no país está em franco risco de retrocesso.

“[Esse processo] melhorou a saúde no país, promoveu o bem-estar da população mais pobre, reduziu iniquidades, desigualdades em saúde, e marcou, portanto, avanços muito importantes nas condições de saúde da população. Se não forem mantidos os esforços que resultaram no desenvolvimento do sistema, da rede de saúde do país, eles podem ser revertidos e piorados”.

Segundo Facchini, que também é coordenador da Rede de Pesquisas em Atenção Primária à Saúde (Rede APS), e ex-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), entre 2009 e 2012, as projeções do estudo mostram também que os indicadores podem melhorar em caso de aumento dos recursos federais para a saúde, principalmente na Atenção Primária, para garantir cobertura universal, mas o vento tem soprado na direção contrária.

“É necessário que recursos públicos suficientes sejam adequadamente alocados. Também com apoio de desenvolvimento tecnológico, à informação em saúde, assistência em saúde, ao desenvolvimento de estratégias que possam, de fato, melhorar o cuidado, a atenção à população”.

Facchini acrescenta que para o país resgatar a capacidade de ação é indispensável a valorização do conhecimento universal.

“Uma capacidade de ação que valorize o conhecimento universal, não só produzido no Brasil, mas em outros países, aonde os sistemas de saúde são similares ao nosso e que os avanços foram mais marcantes. De modo a gente ter capacidade de continuar o progresso que se observava até 2016 e que começou a ser desmantelado”.

Da mesma forma, ele lembra a garantia de medicamentos essenciais à população e o diálogo entre governo e sociedade civil, por meio das conferências de saúde.

Edição: Cecília Figueiredo