no escuro

Quase cinco meses após o primeiro corte de energia, Venezuela registra novo apagão

Segundo o governo Nicolás Maduro, os primeiros indícios da investigação apontam para a hipótese de sabotagem

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Na capital Caracas, o metrô deixou de funcionar e os trabalhadores precisaram voltar para suas casas a pé, no escuro
Na capital Caracas, o metrô deixou de funcionar e os trabalhadores precisaram voltar para suas casas a pé, no escuro - Yuri Cortez/AFP

Um blecaute atingiu a Venezuela por volta das 16h45, hora local, nesta segunda-feira (22). Pelo menos 16 dos 23 estados do país foram afetados. Segundo o governo Nicolás Maduro, os primeiros indícios da investigação apontam para a hipótese de sabotagem, a exemplo dos cortes de energia elétrica de cinco meses atrás.

"Os indícios da investigação, aberta em Bajo Coroní, mostram a existência de um ataque de caráter eletromagnético que pretendia afetar o sistema hidrelétrico da região venezuelana de Guayana, principal provedor do país", diz o comunicado oficial.

Depois dos apagões de março e abril, o governo afirma que estabeleceu protocolos para recuperar o sistema elétrico e religar a eletricidade no menor tempo possível.

Na capital Caracas, o metrô deixou de funcionar e os trabalhadores precisaram voltar para suas casas a pé, no escuro. O comércio fechou e cerca de 98% dos serviços de telefonia e internet foram interrompidos, assim como o abastecimento de água, que foi cortado imediatamente.

Em breve, mais informações.

Edição: Daniel Giovanaz