Podcast

Sem goiaba não tem goiabada, e nem saúde!

A goiaba tem três ou quatro vezes mais vitamina C do que a laranja

Ouça o áudio:

Existem dois tipos de goiabas no Brasil, a branca e a vermelha, e ambas contém nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo.
Existem dois tipos de goiabas no Brasil, a branca e a vermelha, e ambas contém nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo. - Imagem de Hironmoi Borah por Pixabay
A goiaba tem três ou quatro vezes mais vitamina C do que a laranja

Se você não tem o hábito de comer goiaba, talvez seja a hora de repensar o seu cardápio. 

Essa fruta é base da famosa goiabada, doce caipira tradicional. Mas, além disso, ela oferece inúmeros benefícios para a manutenção do intestino, sistema imunológico, pele e visão.

De acordo com a nutricionista Bianca Bayer, que trabalha na Clínica Michelle Freitas, a goiaba é rica em cinco nutrientes essenciais para a saúde. "Tem cinco principais nutrientes na goiaba, em ambos os tipos (vermelha e branca) que são: a vitamina A, vitamina C, o licopeno, flavonoides e a pectina, então esses cinco nutrientes oferecem inúmeros benefícios", comenta.  

Ela destaca que todos os cinco agem de diferentes formas no nosso corpo e estão presentes em alimentos que garantem uma dieta mais saudável. 

"A vitamina A, por exemplo, é protagonista na boa saúde dos olhos e da pele, a vitamina C auxilia o fortalecimento do sistema imunológico e por último, a pectina é uma fibra solúvel, utilizada para regular o intestino, que é muito útil em casos de virose ou intestino solto por exemplo. A goiaba ajuda bastante nessa parte", alerta a nutricionista.  

Além das vitaminas e da pectina, a goiaba é rica em licopeno, que protege o corpo contra tumores, em especial na próstata e nos ovários, além de reduzir o risco de infarto. 

Outra grande vantagem dessa fruta é que qualquer pessoa pode consumi-la, uma vez que ela quase não tem contraindicações, exceto uma, como explica a nutricionista: "se a pessoa tiver o intestino preso, com dificuldade nessa questão, a goiaba não é indicada para o consumo, porque ela pode prender um pouco mais. Fora isso, não tem contraindicação".  

A goiaba não perde muitos nutrientes ao se transformar em suco, o que a torna uma ótima opção para acompanhar refeições.
 

Edição: Michele Carvalho