Minas Gerais

Artigo

VIA040 arrecadou bilhões com pedágio, vai devolver concessão e ainda quer indenização

Empresa cobrou da população e não entregou o combinado

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
"A empresa passou cinco anos e quatro meses arrecadando com os pedágios e não duplicou nem 10% do que deveria"
"A empresa passou cinco anos e quatro meses arrecadando com os pedágios e não duplicou nem 10% do que deveria" - Foto: Via 040/Divulgação

1,3 bilhões de reais. Esta foi a receita da Via 040, concessionária que vem cobrando pedágios ao longo dos últimos cinco anos e agora alegou prejuízo financeiro e pretende entregar a concessão da via para relicitação e ainda almeja ser indenizada pelo governo pelos serviços prestados.

O nosso mandato está, desde o início da atuação do grupo Invepar, cobrando soluções para a BR-040, principalmente nos pontos críticos e que precisam de uma urgente atenção por parte da empresa. Realizamos discussões e debates com a população, principalmente nos municípios que a margeiam.

A empresa passou cinco anos e quatro meses arrecadando com os pedágios e não duplicou nem 10% do que deveria, conforme denunciamos em Audiência Pública solicitada pelo mandato, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. As obras feitas até agora foram em pontos onde não havia índices de mortes e acidentes tão graves quanto no trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, que tem um fluxo maior de veículos e um tráfego grande de caminhões, provenientes da mineração.

A Via-040 está agindo de má fé. Arrecadou recursos e agora vai devolver a rodovia para que o governo federal faça nova relicitação e ainda espera ser ressarcida pelos cofres públicos pelos investimentos que foram feitos no trecho. Um absurdo, pois ela cobrou pelos serviços feitos em diversas praças de pedágio e não entregou o que deveria para os usuários, conforme o combinado. Uma prestadora de serviços que não cumpriu o contrato.

Padre João é deputado federal pelo PT-MG.

Edição: Elis Almeida