Rio Grande do Sul

FOTOGRAFIA

Fotógrafo Rogério Soares celebra 30 anos de carreira com exposição em Porto Alegre

A mostra acontece no Espaço Cultural Correios até o dia 13 de outubro

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Imagens demonstram a diversidade de interesses do fotojornalista, professor e mestre em Semiótica
Imagens demonstram a diversidade de interesses do fotojornalista, professor e mestre em Semiótica - Divulgação

Completando 30 anos de trajetória profissional na fotografia, Rogério Soares preparou uma exposição que é um verdadeiro dossiê de sua carreira, incluindo registros jornalísticos, da cena cultural e do cotidiano. ‘Dossiê - 30 anos, fotografias de Rogério Soares’ reúne imagens que demonstram a diversidade de interesses do fotojornalista, professor e mestre em Semiótica, que forma uma produção consistente e que se apresenta como registro histórico imprescindível na área da imagem.

A mostra acontece no Espaço Cultural Correios, no centro de Porto Alegre, e pode ser visitada até o dia 13 de outubro, de terças a sábados, das 10h às 18h, e domingos, das 13h às 17h.

Obra presente na mostra, Mario Quintana e Bruna Lombardi | Foto: Rogério Soares 

Apaixonado por fotojornalismo desde a adolescência, Rogério frequentava a Livraria do Globo para acompanhar as revistas de fotorreportagens, e vendeu o Fusca que ganhou ao completar 18 anos para montar seu primeiro estúdio de revelação. Formado em Jornalismo, atuou sempre como repórter fotográfico, em jornais como Diário Catarinense, Zero Hora e Correio do Povo. Ainda lecionou Fotografia e Semiótica em diversas universidades do Sul do país. Recebeu os prêmios ARI de Fotojornalismo em 1995 e do Festival de Cinema de Gramado em 1986, pela Fotografia do filme ‘A Casa Tomada’, na categoria Super-8.

A mostra, com curadoria do arquiteto e artista visual Fábio André Rheinheimer, conta com diversos suportes para apresentar os trabalhos, como fotografias emolduradas e adesivadas, impressão em tecido e técnicas audiovisuais. Também serão expostos equipamentos utilizados por Rogério ao longo de sua carreira, especialmente dispositivos analógicos. Há ainda visitas guiadas pelo fotógrafo, conversas com o público e workshop.

A exposição conta com o apoio dos Correios e do Armazém da Impressão.

Sobre os artistas

- Rogério Soares nasceu em Porto Alegre em 1962 e ainda na adolescência cursou Fotografia no Senac. É graduado em Jornalismo pela Unisinos e mestre em Semiótica. Como fotógrafo tem produzido material jornalístico e também registros da cena cultural porto-alegrense, do cotidiano e ensaios. Atuou como fotojornalista nos jornais Diário Catarinense, Zero Hora e Correio do Povo. Lecionou Fotografia e Semiótica em universidades como Unisinos, ESPM Sul, IPA, UniRitter, UCS e Univali.

- Fábio André Rheinheimer é natural de Tenente Portela e reside em Porto Alegre, onde atua como arquiteto, artista visual e curador independente, tendo participado de diversas mostras individuais e coletivas. Destaca-se por reunir diferentes expressões das artes visuais em suas curadorias de exposições.

SERVIÇO

Dossiê - 30 anos, fotografias de Rogério Soares

nde: Espaço Cultural Correios (Av. Sete de Setembro, 1020, Praça da Alfândega - entrada pela Av. Sepúlveda)

Visitação: 11 de setembro a 13 de outubro, de terças a sábados, das 10h às 18h, e domingos, das 13h às 17h

Workshop Semiótica na Fotografia: 14 de setembro, das 16h às 17h30

Visita guiada Encontro com o Artista: 5 de outubro, das 16h às 18h

Edição: Marcelo Ferreira