Paraná

Futebol

Copa dos Refugiados terá etapa em Curitiba

A etapa de Curitiba terá as fases preliminares no dia 28 (sábado), no Centro de Educação Física e Desporto (CED).

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Em 2018, Angola disputou a semifinal com Níger na Copa do Brasil de Refugiados
Em 2018, Angola disputou a semifinal com Níger na Copa do Brasil de Refugiados - Acnur/Miguel Pachioni

Com o intuito de integrar por meio do esporte, o Brasil sedia mais uma Copa dos Refugiados e Imigrantes. O torneio de futebol busca mostrar as realidades das vidas dessas pessoas para o público brasileiro e, assim, contribuir com a luta contra os preconceitos, as discriminações e a xenofobia. 

Organizado pela ONG África do Coração, com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), a competição surgiu em 2014, em São Paulo. Na edição deste ano, o torneio, que começou no segundo fim de semana de agosto, está dividido em etapas regionais que acontecem nas cidades de Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, e São Paulo. 

A etapa de Curitiba terá as fases preliminares no dia 28 (sábado), no Centro de Educação Física e Desporto (CED), da Universidade Federal do Paraná. As disputas de terceiro e quarto lugares e a grande final serão domingo (29) no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais. 

Participam da etapa paranaense times formados por imigrantes e refugiados do Haiti, Venezuela, Argentina, Colômbia, Congo, Nigéria, Bolívia e Peru. A seleção campeã ganhará a taça e uma viagem ao Rio de Janeiro para disputar a final nacional, no Maracanã, em novembro. 

Edição: Laís Melo