RÁDIO

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 28/09/2019

CNBB lança campanha para defender Papa Francisco e Sínodo Pan-Amazônico de ataques dos conservadores

Belo Horizonte |

Ouça o áudio:

Encontro no mês de outubro vai discutir atuação da Igreja Católica na Amazônia
Encontro no mês de outubro vai discutir atuação da Igreja Católica na Amazônia - Vatican News

O programa Brasil de Fato MG desta semana destaca as controvérsias envolvendo o Sínodo Pan-Amazônico. O encontro foi convocado pelo Papa Francisco em 2017 e está previsto para acontecer no próximo mês, no Vaticano, com a participação de centenas de bispos e convidados, especialmente da América do Sul. Decisão gera preocupações em grupos conservadores dentro da Igreja, mas também no governo Bolsonaro, que está monitorando a Igreja por meio da Abin. 

Com popularidade em queda, Bolsonaro foi à ONU comprar briga gratuita com o mundo, exaltar a ignorância e mentir sobre o Brasil. O discurso na abertura da Assembleia Geral repercutiu muito mal mundo afora. entro do país, governo mantém política de desmonte do Estado. Universidade Federal de Uberlândia pede socorro. Com corte de verbas, trabalhadores são demitidos, há estudantes sem bolsas e transporte universitário parou. 

E há novidades sobre o crime da Vale em Brumadinho. Por duas vezes, empresa ignorou plano de emergência que poderia ter evitado 270 mortes. Auditores fiscais do trabalho de Minas Gerais divulgaram nesta semana um relatório apontando as causas que levaram a estrutura ao colapso total no dia 25 de janeiro. Drenos quebrados, canaletas de escoamento assoreadas e trincadas, disposição inadequada dos rejeitos, formação de lençóis nos diques da estrutura foram algumas das causas que ocasionaram o rompimento da barragem, e sobretudo a negligencia da empresa em resolver os problemas da estrutura. 

  

Edição: Minas Gerais