Democracia

Ato "Justiça para Lula" reúne milhares em SP em defesa da liberdade do ex-presidente

Lideranças de diversos partidos e de movimentos reafirmaram que a defesa da liberdade de Lula é a defesa da democracia

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para Fernando Haddad, Lula incomoda porque começou a transformação no Brasil
Para Fernando Haddad, Lula incomoda porque começou a transformação no Brasil - Roberto Parizzoti

A avenida Paulista, em São Paulo (SP), foi palco de mais uma manifestação pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (13). 

Continua após publicidade

O ato "Justiça para Lula" reuniu milhares de pessoas, como a cuidadora de idosos Micheline Fernandes de Araújo, que afirmou que a prisão de Lula é uma injustiça, que não há prova de crimes e que "isso foi jogo político, porque se não tivessem prendido o Lula, ele estaria hoje na Presidência".

Com esse mesmo espírito de indignação diante da injustiça, lideranças de diversos partidos e de movimentos populares reafirmaram que a defesa da liberdade de Lula é a defesa da democracia.

"Eles inventaram um crime para botar na cadeia o cara que começou a transformação no Brasil", disse o ex-ministro da Educação do governo Lula, Fernando Haddad. Isso se deu, segundo ele, porque "começaram a se incomodar porque chegavam no restaurante e tinha uma família de trabalhadores, chegavam na universidade e o filho do pedreiro estava lá". 

Em sua fala, Haddad destacou os dados de inclusão nas universidades da população que antes estava alijada da educação superior. Durante os governos de Lula e Dilma Rousseff, o número de matrículas no ensino superior passou de 3,5 milhões em 2002 para mais de 7,1 milhões em 2014.

Também ex-candidato a presidente, pelo PSOL, Guilherme Boulos, liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) participou da mobilização e afirmou que ela manda para o Supremo Tribunal Federal (STF) o recado de que ele tem uma escolha a tomar: "se vai ser insistir na fraqueza, na covardia, em uma posição omissa ou se vai reparar e corrigir a injustiça em relação ao Lula".

A presidenta do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, falou na importância da realização do ato na Paulista para explicar para a população a decisão do Lula de permanecer preso, solicitando a anulação do julgamento, para provar sua inocência. O ato também recolheu assinaturas para o abaixo assinado que pede a liberdade do ex-presidente.

Para o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, Lula é um símbolo da luta pela democracia em um momento de autoritarismo e perseguição. "Se não há respeito aos direitos individuais de um cidadão que é uma das maiores lideranças populares do mundo, que foi presidente da República, não haverá justiça para o povo pobre, para o povo negro, da periferia", disse.

A onda de protestos no Equador foi lembrada por Antonio Carlos Silva, do PCO. Para ele, o enfrentamento popular ao "governo traidor de Lenín Moreno mostra qual é o caminho para derrotar a direita". Desde 3 de outubro, o país enfrenta uma das maiores crises políticas da história recente.

Carreata

Neste domingo também foi realizada uma carreta em Brasília (DF) pedindo a liberdade para o ex-presidente Lula. Mais de 100 carros participaram do ato, que aconteceu depois de um debate com a participação do ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho.

Edição: Cris Rodrigues