Paraíba

TRADIÇÕES BRINCANTES

Encontro de Batuques da Paraíba acontece neste final de semana, em João Pessoa

Grupos de cultura popular irão se reunir nos dias 07 e 08 no Espaço Cultural José Lins do Rego

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Card
Card - Divulgação

Um verdadeiro festival da cultura popular paraibana, reunindo 10 grupos de dança e música tradicionais, feira de artesanato e gastronomia da Paraíba: trata-se do III Encontro de Batuques da Paraíba, que acontece nos dias 07 e 08 de dezembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, com realização do Ponto de Cultura Maracastelo. O objetivo é promover formação de público, e a difusão e valorização da cultura popular tradicional da Paraíba. 
No sábado (07), haverá oficinas que acontecem simultaneamente, das 14h às 17h, ministradas por mestres da tradição paraibana, seguidas de uma mesa-redonda onde eles/elas irão compartilhar suas histórias e dos seus folguedos. Quem quiser se inscrever, acessa o IG ou no F/coletivomaracastelo. À noite estará acontecendo mais uma edição do Coco do Gurugy/Ipiranga, que promete ser mais um ponto alto desse encontro, numa festa in loco no Quilombo milenar localizado na cidade de Conde.
Já no domingo (08), os grupos de cultura popular da Paraíba irão se apresentar a partir das 13h. Nesse mesmo dia, no evento, serão recebidos dois grupos convidados: o Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife-PE, e a Comunidade Jongueira Dito Ribeiro, de Campinas-SP. além disso, estarão acontecendo a feira gastronômica e de artesanato, expondo seus produtos através de uma rede colaborativa de produtores locais.

Segundo Angela Gaeta, uma das organizadoras do evento, este encontro existe para unir os laços das tradições: “O encontro de batuques surgiu porque eu tinha essa vontade muito grande de vê-los reunidos. O objetivo da gente é formar público para os artistas populares paraibanos, promover o fortalecimento deles, criar uma rede de articulação para que se fortaleçam”, comenta ela.

Ponto de Cultura Maracastelo
O Maracastelo atua em espaços públicos de João Pessoa, dentro e fora do contexto da educação formal, a fim de promover relações étnico-raciais positivas, a partir das expressões culturais e tradicionais brasileiras de matriz africana, por meio de grupo de estudos, oficinas, eventos, projetos de iniciação à docência, palestras e vivências com mestres da tradição oral e professores e pesquisadores da área.
Recebeu os prêmios Elo Cidadão 2016 e 2018 da UFPB e é reconhecido como ponto de cultura pelo Prêmio Culturas Populares - Edição Leandro Gomes, do Ministério da Cultura. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições para as oficinas poderão ser realizadas através da página do evento no Facebook. Os participantes das oficinas e da mesa-redonda receberão certificado. Neste encontro, além dos apoios de vários órgãos, o Coletivo Maracastelo irá preparar e cozinhar toda a alimentação para os brincantes/mestres da cultura popular, convidados do evento. Viva a cultura popular do estado da Paraíba sinhô!
Para inscrever-se nas oficinas, acesse o formulário: https://forms.gle/TDdvbdyW6wfsQN5T7 - o valor da inscrição é R$ 20,00

Edição: Redação BdF