Paraíba

Fórum Regional BrCidades

Artigo | Construindo um projeto de cidades do Nordeste para o Brasil

Um projeto para as cidades do Brasil: JP debaterá o direito à cidade e a construção de uma agenda urbana popular

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Ddivulgação
Ddivulgação - João Pessoa

O início do século XXI se caracteriza pelo expressivo crescimento econômico, mas que não conseguiu reverter as dinâmicas estruturais brasileiras. Tais contradições não se diferenciam no território; pela primeira vez na história os gastos com mobilidade passaram a ocupar o segundo lugar na categoria do orçamento familiar, superando a despesa da alimentação (POF). O preço dos aluguéis também acusa um acirramento das condições de vida urbana. Observa-se, de igual modo, o aumento expressivo do tempo de deslocamento, a expansão geográfica para além dos centros de infraestrutura urbana e a mudança das dinâmicas de trabalho.
Diante da conjuntura histórica internacional de aumento da desigualdade, de ataque aos direitos sociais e trabalhistas, de ataque às instituições e às políticas públicas, especialmente nos países ocidentais, entende-se que é hora de mudar os paradigmas urbanos que marcaram o modernismo com suas características virtuosas de progresso e de crescimento econômico. Nos países da chamada periferia do capitalismo, a modernidade, com seu avanço civilizatório, nunca foi de caráter social igualitário, embora tenha gerado cidades de ponta que foram ombreadas com a produção de países centrais. O Brasil é prova disso.
Em contrapartida, as mobilizações e a multiplicação de iniciativas na região Nordeste do Brasil sinalizam uma mudança social e urbana em curso. Em quase duas décadas de mudanças citadinas e das condições de vida da população brasileira, o Nordeste experimentou várias fases de desenvolvimento econômico, territorial e social que estenderam-se sobre a multiplicação das lutas urbanas, assim como seu protagonismo em projetos de cidades mais inclusivas. Dessa análise, depreende-se a necessidade de formular novos caminhos para as cidades do Brasil, a partir da perspectiva nordestina.

O projeto BrCidades e o I Fórum Regional Nordeste: 13, 14 e 15 de dezembro, em João Pessoa

O BrCidades é uma rede em construção, da Frente Brasil Popular, que se forma em espaços de diálogo, interação e compartilhamento de experiências e projetos de diferentes agentes sociais como movimentos sociais, universidades, ONGs, entidades técnicas e instituições jurídicas, compromissados com a construção social de um projeto para as cidades brasileiras, que contribua para a ampliação democrática e a justiça urbana.

O I Fórum Regional Nordeste do BrCidades tem como principal objetivo reunir a sociedade civil para debater um novo paradigma para as cidades do Brasil a partir do Nordeste. Tais formulações partem da recuperação de propostas exitosas que já foram desenvolvidas no país e, com isso, reelaborar asserções pela perspectiva nordestina, a datar pela cultura quanto pela disputa de uma narrativa de cidades mais inclusivas. 
Pode-se dizer, também, que outro grande objetivo do I Fórum Regional Nordeste do BrCidades é fortalecer e consolidar os espaços de representação das entidades de classe, coletivos, movimentos sociais, comunidade acadêmica e agentes da sociedade civil organizada que tem o “direito à cidade” como eixo principal de atuação junto à sociedade.
Por se tratar de um acontecimento de grande alcance e repercussão, o I Fórum Regional Nordeste do BrCidades promoverá a aproximação de uma atuante rede de profissionais com experiências importantes a serem compartilhadas. Desta forma, o evento contribuirá, também, para o fortalecimento de uma plataforma interestadual de arquitetos e urbanistas, engenheiros, geógrafos, advogados, sociólogos, entre outros agentes, como profissionais liberais e de empresas da construção civil, servidores e gestores públicos, professores, pesquisadores e estudantes das instituições de ensino fundamental, médio e superior.
Para além dos dias de programação do evento, um dos objetivos esperados a partir do resultado do I Fórum Regional Nordeste do BrCidades será de ampliar a rede de articulação em torno da luta pelo direito à cidade e criar um observatório de discussão permanente com o propósito de estimular a reflexão crítica acerca da produção urbana no Nordeste, objetivando a construção de uma agenda urbana sólida e legítima para as cidades do Brasil.
Os resultados do I Fórum Regional Nordeste do BrCidades serão divulgados no evento nacional do BrCidades, em maio de 2020, em Recife. O III Fórum Nacional do BrCidades pretende ser um momento síntese, que consiga nortear o processo de sistematização dos documentos produzidos, assim como os saldos e acúmulos de todo o debate, registrados no evento regional.
O I Fórum Regional Nordeste do BrCidades será realizado em João Pessoa, entre os dias 13, 14 e 15 de dezembro. As atividades acontecerão na sede do IAB.pb, Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Paraíba, localizada no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, ao lado do Hotel Globo. Um dos destaques da programação será a mesa de abertura, com as confirmadas presenças de Márcia Lucena, prefeita do município de Conde. Para mais informações e inscrições, as pessoas interessadas podem acessar o site sympla.com.br/brcidades.


*Carina Serra é arquiteta e urbanista, mestranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP e coordenadora nacional do Projeto BrCidades.

*Pedro Rossi é arquiteto e urbanista, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil na Paraíba, coordenador do curso de arquitetura e urbanismo do IESP e articulador do Núcleo PB do projeto BR Cidades.

Edição: Heloisa de Sousa