Rio Grande do Sul

Serviço

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para esta semana

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Agenda da semana do dia 16 de dezembro
Agenda da semana do dia 16 de dezembro - BdF RS

16 de dezembro (segunda-feira) - Seminário da Força: Tarefa de Combate ao Feminicídio

A partir das 09h30min, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, 3º andar (Praça Mal. Deodoro, 101 - Centro Histórico, Porto Alegre)

Painel da Manhã: Desafios para Consolidação do trabalho em rede no atendimento às mulheres vítimas de violência

Tatiana Bastos - Delegada Titular da Delegacia da Mulher

Saionara Rocha - Coordenadora da Casa de Acolhimento Viva Maria

Maria Teresa Cristina Bruel - Rede Feminista da Saúde

Rubia Abs - Advogada representante do CLADEM Brasil-Comitê Latino Americano e do Caribe em Defesa dos Direitos da Mulher

Painel da Tarde - 14h e 30 min: Iniciativas e Estratégias para prevenção aos feminicídios

Major Carine Pires - Patrulha Maria da Penha

Ivete Vargas - Psicóloga da Vara de Violência Doméstica de PoA

Ìris de Carvalho - Professora e Mestra em Educação

Gisele Schons - Escola Municipal Bernardo Lenke, Nova Hartz


16 de dezembro (segunda-feira) - Caminhada pela Escola Pública: Retira Já!

Às 09h30min, na Escola Básica Estadual Cícero Barreto (Rua Serafim Valandro, 385 - Centro, Santa Maria - RS)


16 de dezembro (segunda-feira) - Audiência Pública Frente Parlamentar das Rádios Comunitárias

Às 08h30min, Espaço Convergência (Praça Mal. Deodoro, 101 - Centro Histórico, Porto Alegre)


16 de dezembro (segunda-feira) - Lançamento do ATUA POA TODXS NÓS

Às 17h, no Largo Glênio Peres (Centro Histórico, Porto Alegre)

Frente de entidades lança manifesto para exigir revisão do Plano Diretor transparente e participativa. O coletivo "Atua Poa – Todxs nós" apresentará um manifesto assinado por dezenas de organizações buscando assegurar o debate amplo, democrático e transparente da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre.


16 de dezembro (segunda-feira) - Lançamento em POA: Frente em defesa do cinema e Audiovisual

Às 18h, na Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre)

O audiovisual e o cinema brasileiro estão ameaçados com o governo Bolsonaro. Diante de uma gestão que ataca a liberdade de expressão e artística, extingue o Ministério da Cultura, suspende edital de fomento ao audiovisual com temática racial e LGBT, ameaça de fechamento a ANCINE, corta recursos do FSA e reduz participação da sociedade civil no Conselho Superior do Cinema, é preciso pensar formas de resistência e luta em defesa da indústria cinematográfica e contra retrocessos no fomento através de recursos públicos para o desenvolvimento do audiovisual. O RS, com mais de 800 produtoras, tendo produzido centenas de longas e curtas-metragens em 2018, já é um dos estados mais atingidos por essa política retrógrada do governo federal, que ameaça empregos de produtores, roteiristas, diretores, figurinistas, atores e demais profissionais do setor do audiovisual e a continuidade de projetos.


17 de dezembro (terça-feira) - Assembleia Geral dos Servidores Estaduais em Greve

Às 09h30 min, na Praça da Matriz (Centro de Porto Alegre)

Frente a eminência da votação do pacote de reestruturação do Estado encaminhado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em regime de urgência para Assembleia, os servidores estaduais em greve, realizarão uma assembleia geral, com intuito de pressionar os deputados pela retirada do pacote.


17 de dezembro (terça-feira) - Ato público em defesa dos Direitos Humanos das PCD's da FPE

Às 15h, no Shopping Praia de Belas (Avenida Praia de Belas, 1181, Porto Alegre)

A Frente Gaúcha em Defesa do SUAS e da Seguridade Social se mobiliza e convida para Ato Público em defesa dos direitos humanos das pessoas adultas com deficiência em acolhimento institucional na Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul (FPE).


17 de dezembro (terça-feira) - Bioma Pampa: A pecuária como uso sustentável em RL e APP

Às 14h, na Escola de Negócios da PUCRS (Av. Ipiranga 6681, Prédio 50 - Partenon, Porto Alegre)

O Instituto do Meio Ambiente da PUCRS promove o evento "Bioma Pampa: discutindo a pecuária como uso sustentável em Reserva Legal e APP", uma iniciativa que tem com objetivo debater a resolução do CONSEMA nº 360/2017, que estabelece diretrizes ambientais para a prática da atividade pastoril sustentável sobre remanescentes de vegetação nativa campestre em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal no Bioma Pampa. O evento é voltado para estudantes, pesquisadores e professores de áreas relacionadas ao meio ambiente, bem como produtores rurais, entidades representativas e demais interessados em legislação ambiental. O evento vai acontecer no auditório térreo do Predio 50 (Escola de Negócios) no dia 17 de dezembro, considerado "Dia do Pampa". A atividade tem entrada gratuita e terá inscrições para certificação de participação. A programação completa está disponível no site do IMA (link postado).

Inscrições: http://webappcl.pucrs.br/inscricoes/inscricao?projeto=99b04bb0d83f770a


17 de dezembro (terça-feira) - Debate "O Urbano em Movimento: Santiago e Barcelona"

Às 19h, CirKula Editora, Livraria & Café (Av. Osvaldo Aranha, 522, Porto Alegre)

No segundo semestre de 2019 uma série de mobilizações populares afetou diversas cidades em países de diferentes continentes: Hong-Kong (China), Beirute (Líbano), Quito (Equador), La Paz (Bolívia), Santiago (Chile) e Barcelona (Catalunha/Espanha). Ao que parece estamos observando um novo ciclo das "revoluções urbanas" que tem sido frequentes neste século XXI, das quais repetem algumas características gerais: movimentos relativamente espontâneos, massivos, com diversidade de grupos sociais e com diferentes expressões das reivindicações, que vão de questões econômicas, sociais e ambientais à pautas culturais e identitárias de reconhecimento de direitos específicos de minorias. O objetivo da atividade é debater as revoltas e movimentos populares urbanos recentes nas cidades de Santiago do Chile e Barcelona. O debate será conduzido a partir da experiência de dois professores que realizaram missões de pesquisa em universidades das duas cidades neste semestre e que puderam observar in loco este novo tipo de ativismo urbano. A atividade marca também o encerramento do ano de 2019 das atividades do Observatório das Metrópoles – Núcleo Porto Alegre.


18 de dezembro (quarta-feira) - Eleições para Reitoria: Debate Sobre Paridade

Às 09h30min, no Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110, Porto Alegre)

Em 2020 ocorre a consulta pública para reitor. Os membros da comunidade acadêmica votarão na consulta que será enviada ao Conselho da Universidade, o Consun, para a composição da lista tríplice (de três nomes) que será enviada ao MEC para escolha do novo Reitor.


18 de dezembro (quarta-feira) - Festival Arte Pela Democracia - Lançamento do Fórum Permanente de Ação pela Cultura

Das 10h às 22h, no Largo Glênio Peres (Centro, Porto Alegre)

O Fórum Permanente de Ação pela Cultura - coletivo que reúne artistas e trabalhadorxs das artes e da Cultura, movimentos, coletivos, entidades, etc. Todos que se indignam, lutam e se organizam pra enfrentar a barbárie da censura, da perseguição ao fazer artístico, ao livre pensamento, a criatividade e a alegria. O fórum pretende juntar quem estava disperso em ações pela Cultura e somar nesta luta.


18 de dezembro (quarta-feira) - 4º Seminário Educação para as Relações Étnico-Raciais nos Currículos da UFRGS

Às 14h, na Sala 102 da Faculdade de Educação (Av. Paulo Gama, 110, Porto Alegre)

O evento é realizado pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS-PROREXT) e pelos Grupos de Trabalhos “Educação Antirracista no Cotidiano Escolar e Acadêmico” e “Histórias de Lutas Sociais dos Negros em Porto Alegre”, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos – NEAB-UFRGS.
Na oportunidade, terá a apresentação de disciplinas que tratam dos conteúdos da ERER no Instituto de Artes – UFRGS; o relato da Assessoria em Educação Indígena da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC e a participação da Profa. Véra Neusa Lopes (NEAB-UFRGS). Também terá as participações da Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS – COORLICEN e da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD.
Desde o 1º Seminário, realizado em março deste ano, o objetivo é trocar experiências para que a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), conforme prescrição legal, se torne efetiva nos currículos dos cursos de graduação da nossa Universidade.

A entrada é gratuita, com inscrições no local. Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório, é válido para o módulo II do PAAP.


18 de dezembro (quarta-feira) - Cenários e Perspectivas diante das alterações do Código Ambiental

Às 18h30 in, no SindBancários de Porto Alegre e Região (Rua General Câmara, 424, Porto Alegre)


18 de dezembro (quarta-feira) - Papo Justo Nana Sanches: A Mulher e o Direito à Moradia

Às 19h, no Justo (Escadarias da Borges de Medeiros 741, Centro, Porto Alegre)

Nana Sanches faz parte da coordenação nacional do Movimento de Mulheres Olga Benario e da coordenação da Casa de Referência da Mulher - Mulheres Mirabal, que foi uma das mais importantes ocupações do Centro Histórico. Nana é professora de geografia, mestre e doutoranda em análise territorial.

O Papo Justo é promovido pelo Justo e pela Agência Flecheira e acontece nas escadarias do Viaduto Otávio Rocha com entrada franca.


21 de dezembro (sábado) - Assim na Terra como no Céu: Roda de conversa com Melchionna

Às 16h, Largo no Maria Aparecida da Cunha (praça em frente a escola Estrelinha do Céu na Vila São Borja, bairro Sarandi, Porto Alegre).

O grupo Cristãos Contra o Fascismo convida a passar uma tarde na praça, tomando um chimarrão e conversando sobre a cidade e os entrelaçamentos dela com a fé. Por que será que o Brasil teve um crescimento acelerado no número de cristãos e isso não resultou em uma sociedade mais justa e digna para todas e todos nós? Se os cristãos são a maioria da população, porque os princípios do Evangelho de amor, perdão e misericórdia não imperam em nossa sociedade? Qual é o papel social da Igreja e qual o papel cidadão do cristão?

Presenças confirmadas:

Fernanda Melchionna - Deputada Federal pelo PSOL

Tiago Santos - Teólogo e fundador dos Cristãos Contra o Fascismo

Bianca Ramires - Professora e membro dos Cristãos Contra o Fascismo

Cesar Souza - Psicólogo e membro dos Cristãos Contra o Fascismo

 

Edição: Marcelo Ferreira