sazonal

Com vagas temporárias no comércio de fim de ano, desemprego cai 0,7 ponto percentual

Taxa de desocupação ficou em 11,2% no trimestre encerrado em novembro, atingindo 11,9 milhões de pessoas, segundo o IBGE

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Compras de final de ano ajudaram a derrubar taxas de desemprego
Compras de final de ano ajudaram a derrubar taxas de desemprego - Rovena Rosa/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (27) o último balanço de dados sobre o desemprego no país em 2019. A taxa de desocupação ficou em 11,2% no trimestre encerrado em novembro, atingindo 11,9 milhões de pessoas. A queda em relação ao trimestre encerrado em agosto foi de 0,7 ponto percentual.

Continua após publicidade

O resultado confirma a sazonalidade esperada para essa época do ano, segundo a analista da pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy, que ressalta as vagas temporárias geradas no comércio. “Ficamos dois anos, em 2015 e 2016, sem ter a sazonalidade, já que não havia geração de postos suficiente para atender à demanda por trabalho. Agora, o comércio mostra movimento positivo no trimestre fechado em novembro, o que achamos que está relacionado às datas comemorativas como Black Friday e a antecipação de compras de final de ano”, explica.

Continua após publicidade

Em relação ao trimestre anterior, foram cerca de 785 mil pessoas ocupadas a mais no mercado de trabalho, das quais 338 mil estão no setor de comércio e 204 mil no setor de alojamento e alimentação.

Continua após publicidade

Ainda segundo o IBGE, os desalentados no Brasil somam 4,656 milhões -- número estável na comparação com o trimestre anterior. Esse grupo corresponde a 4,2% da mão de obra do país e é composto por aqueles que desistiram de procurar vagas, pois não acreditam que vão encontrar emprego.

Continua após publicidade

Trabalho precário

Apesar desse crescimento, também houve aumento no número de trabalhadores por conta própria: mais 303 mil pessoas se juntaram ao contingente de 24,6 milhões de pessoas nessa posição. Com isso, a população ocupada informal atingiu 38,8 milhões de pessoas.

Os números da informalidade estão em alta desde o golpe contra Dilma Rousseff (PT), em 2016, quando o Brasil passou a aprovar uma série de medidas que fragilizam os direitos trabalhistas e estabelecem novas modalidades contratuais.

Além da reforma trabalhista e da terceirização irrestrita, aprovadas por Michel Temer (MDB), o presidente Jair Bolsonaro apostou todas as fichas na reforma da Previdência, com a promessa de arrecadar R$ 1 trilhão em dez anos e aquecer a economia.

Na avaliação do economista Márcio Pochmann, a proposta não dará resultados, porque essa arrecadação -- se, de fato, chegar a R$ 1 trilhão --, será retirado da renda dos trabalhadores, constituída em boa parte pelos benefícios da aposentadoria. 

Com a renda reduzida, o poder de compra e consumo da população é comprometido, impactando a movimentação da economia e seu crescimento. “Considerando que hoje temos um quadro de amplo desemprego e de ocupações com salários muitos baixos, podemos concluir que a renda das famílias, que é praticamente 2/3 do PIB nacional, principal componente de dinamismo da economia, será mais frágil do que se encontra”, finaliza Pochmann, em entrevista ao Brasil de Fato

Edição: Daniel Giovanaz