Educação

Notas do Enem foram divulgadas com erro, afirma Weintraub

Segundo ministro da Educação, candidatos teriam tido os gabaritos trocados quando do fechamento dos envelopes

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Abraham Weintraub fez um comunicado sobre as notas do Enem por vídeo nas redes sociais
Abraham Weintraub fez um comunicado sobre as notas do Enem por vídeo nas redes sociais - Foto: Evaristo Sá/AFP

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se tornou a porta de entrada de muitos jovens para o mundo universitário, foram divulgadas com erros, segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em comunicado feito por vídeo nas redes sociais.

O resultado foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na sexta-feira (17) e, desde então, são comuns os relatos de jovens em desacordo com as notas. 

No vídeo, Weintraub afirma que foram encontradas "inconsistências na contabilização e correção da segunda prova do Enem". Os candidatos teriam tido os gabaritos trocados quando do fechamento dos envelopes. O ministro, no entanto, não informou o número de pessoas afetadas.

Mais tarde, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que foram confirmados quatro erros, mas que as falhas podem ter afetado cerca de 39 mil alunos.

O motivo teria sido um erro na gráfica, chamada Valid, que fez a impressão das provas pela primeira vez no ano passado. A gráfica foi a segunda colocada no processo de licitação e, mesmo assim, foi escolhida pelo Ministério da Educação. A vencedora do mesmo edital acabou falindo, mas o governo federal optou por não realizar uma nova licitação.

As provas, que eram iguais, mas divididas por cores e exercícios em ordens diferentes, não foram armazenadas corretamente no sistema, por isso, os resultados não foram contabilizados normalmente.  

O Enem 2019 foi o primeiro da gestão Bolsonaro e as notas médias das provas objetivas registraram queda. As redações avaliadas com nota zero saltaram de 112.559 para 143.736 no comparativo com a edição de 2018. Houve também uma redução sensível, de 55 para 53, no número de candidatos que tiraram nota 1.000 na redação, o grau máximo de desempenho do teste.

Questionado sobre os resultados e sobre as comparações com anos anteriores, o titular da pasta, ministro Abraham Weintraub, disse que não seria possível avaliar a qualidade da prova pelas notas médias e classificou o Enem de 2019 como “um sucesso”.

O Ministério da Educação disponibilizou um e-mail para aqueles que identificarem problemas com os resultados da prova: [email protected]

Edição: Vivian Fernandes