Vacância

Governo suspende edital e anuncia exoneração de secretário-adjunto de Cultura

Demissão ocorreu na tarde desta quarta (22), enquanto a atriz Regina Duarte está em Brasília para assumir a Secretaria

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

José Paulo Soares Martins atuava na pasta desde o governo de Michel Temer (MDB)
José Paulo Soares Martins atuava na pasta desde o governo de Michel Temer (MDB) - Flickr/Sefic

 A Secretaria Especial de Cultura confirmou a exoneração, na tarde desta quarta-feira (22), do secretário-adjunto José Paulo Soares Martins, que havia assumido o comando da pasta após a demissão de Roberto Alvim na semana passada.

::O legado de Alvim: os prejuízos deixados pelo secretário que copiou discurso nazista::

Também nesta quarta, a Secretaria suspendeu o edital do Prêmio Nacional de Artes proposto por Alvim -- um dos temas do vídeo que levou à exoneração do dramaturgo. Na segunda-feira (20), o Ministério Público Federal (MPF) defendeu a anulação de todos os atos de Roberto Alvim como secretário.

O futuro da pasta, incluindo a manutenção ou não do Prêmio, caberá à nova secretária anunciada por Jair Bolsonaro (sem partido). Escolhida pelo presidente, a atriz conservadora Regina Duarte já está em Brasília (DF) para iniciar um "período de testes" à frente do cargo.

::Como secretária de Cultura, Regina Duarte tem histórico de conservadorismo político::

Despedida de Martins

O responsável pela exoneração de José Paulo Soares Martins foi o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ao qual a Secretaria está atualmente vinculada.

Martins chegou à pasta em 2016, com a instalação do governo de Michel Temer (MDB). Ele foi indicado pelo então ministro da Cultura, Marcelo Calero, para a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), um dos braços do extinto Ministério.

Antes de entrar para o governo, ele foi diretor do Instituto Gerdau e da Fundação Iberê Camargo.

Edição: Rodrigo Chagas