Paraná

Direitos dos trabalhadores

Editorial | Trabalhadores ameaçados no Paraná

Começo de ano no Paraná será de mobilizações

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Outro duro golpe vem do governo federal: a paralisação das atividades da Fafen, fábrica de fertilizantes de Araucária
Outro duro golpe vem do governo federal: a paralisação das atividades da Fafen, fábrica de fertilizantes de Araucária - Sindiquímica-PR

O ano começou com graves ameaças aos servidores públicos e aos trabalhadores petroquímicos do estado. Quem perde é todo o povo paranaense.

O governador Ratinho Júnior, desrespeitando o direito constitucional à organização coletiva, busca enfraquecer sindicatos, em revanche contra suas mobilizações. Às vésperas do Natal, publicou decreto que praticamente impede o desconto em folha das mensalidades, o que significa perda de acesso aos sindicatos e associações pelos servidores.

O governador prejudica milhares de professores, enfermeiros, policiais, agentes penitenciários, que encontram no sindicato espaço de fortalecimento e garantia de direitos – sem falar no risco de perda de convênios mantidos pelas entidades com planos de saúde e odontológicos, assistência jurídica etc.

Outro duro golpe vem do governo federal: a paralisação das atividades da Fafen, fábrica de fertilizantes de Araucária. Se isso se efetivar, mais de mil trabalhadores ficarão desempregados, com impactos para a economia e prejuízo de milhões para os cofres públicos. 

Frente às ameaças, os trabalhadores resistem. E o começo de ano no Paraná será de mobilizações: em defesa dos direitos dos servidores públicos, do funcionamento da Fafen e dos empregos dos petroquímicos! 

Edição: Lia Bianchini