Editorial

Direita não é capaz de oferecer alternativa ao povo

Outro bom caminho é construir pontes entre quem está descontente. Há uma bela iniciativa sendo construída em todo o país

Redação |

Vimos pela TV no  dia 13 de março mais uma grande manifestação organizada por setores da direita brasileira. Divulgada insistentemente pelos grandes meios de comunicação, vimos claramente o perfil de quem estava participando desse “protesto”: pessoas brancas, de classe média alta, bem de vida.

Mas o que essas pessoas estavam propondo para mudar de fato o Brasil? Prisão para políticos do PT e a saída da presidenta, para a entrada de políticos da direita que, sabemos, não têm nada de novo para oferecer ao Brasil.

Crise econômica

Sabemos bem que a situação do nosso país não anda lá essas coisas. Vivemos uma crise econômica que afeta principalmente a nós, povo trabalhador. Aumento do desemprego, perda de direitos, corte de investimentos em educação, saúde, programas sociais, etc. E uma crise política, com muitas denúncias de corrupção, um governo paralisado, entregando tudo que pode à oposição pra não perder seu posto. E um sistema político que não representa de fato as necessidades da maioria da população.

O governo federal do PT parece que ficou muito paralisado por esse contexto de crise. E, ao invés de se apoiar na base social que o elegeu, preferiu agradar a oposição para tentar conseguir governar. Mas parece que essa tática não deu muito certo. E o pior é que o cenário anda ruim em outros países do mundo também. A tal crise econômica veio pra ficar.

Nessas horas, precisamos perguntar: e o povo? O que nós queremos que mude hoje no Brasil? E o que podemos fazer? Como lidar com contexto de crise e aproveitar para fazer mudanças e diminuir as injustiças? Um ótimo caminho seria distribuir melhor a riqueza: quem é mais rico, paga mais imposto. Taxar as grandes fortunas. Impedir remessas bilionárias de lucros para fora e por aí vai.

Outro bom caminho é construir pontes entre quem está descontente. Há uma bela iniciativa sendo construída em todo o país desde o ano passado: a Frente Brasil Popular, espaço coletivo que une muitas organizações sociais e está disposta a construir uma saída que resolva os problemas do povo brasileiro.

A Frente tem a noção de que o governo que temos foi eleito pelo voto da maioria. Tentar tirá-lo agora seria dar um golpe na nossa democracia. Também tem a coragem de se posicionar contra a atual política econômica, exigindo mudanças que favoreçam o povo, além de levar pra rua um programa que proponha melhorias que tornem nosso país mais democrático, que permita ao povo participar das decisões políticas, que priorize os investimentos em saúde e educação pública. Que de fato seja um governo popular.

Povo na rua

As ruas sempre foram o nosso lugar, o lugar do povo. Nunca foi um espaço frequentado pelos endinheirados de domingo. É nossa responsabilidade voltar a ocupá-la, para fazer um país melhor pra nós.

 

Edição: ---