Nacional

MST denuncia criminalização do movimento por parlamentares e mídia

José Carlos dos Santos foi preso com R$ 16 mil em uma mochila, próximo a integrantes da Frente Brasil Popular

Redação |
Integrantes da Frente Brasil Popular fizeram ato na Esplanada dos Ministérios
Integrantes da Frente Brasil Popular fizeram ato na Esplanada dos Ministérios - Mídia Ninja

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divulgou uma nota rechaçando as tentativas de deputados e meios de comunicação em ligar o movimento a José Carlos dos Santos, que foi preso com cerca de R$ 16 mil, na noite desta segunda-feira (11). Ele foi detido próximo a integrantes da Frente Brasil Popular, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), que participavam de uma manifestação contra o impeachment da presidenta Dilma Roussef.

Santos, segundo a nota, “não integra o MST nem em sua base militante”. “Ele prestou seus esclarecimentos, declarou a origem do dinheiro e foi liberado. Segundo informações prestadas pelos policiais da 5° DP de Brasília ao MST, o senhor Carlos afirmou não ser integrante de nenhum partido, ou movimento algum, tendo ido à manifestação por ato individual, que também é legítimo”, enfatiza trecho da nota.

Meios de comunicação, entre eles, Veja, Correio Braziliense e G1; ligaram diretamente Santos ao movimento. O site G1 publicou uma matéria por volta das 20h. Somente após a divulgação da nota do MST, a matéria foi atualizada, às 00h50. O site Correio Braziliense, ao contrário, ainda hoje mantém o título de sua matéria publicada às 21h53 e atualizada às 22h41, assim como uma nota publicada na coluna de Vera Magalhães, no Radar On-Line da Veja.

“Repudiamos a matéria veiculada no site das Organizações Globo, G1, que afirma uma mentira em sua apuração (ou a falta dela). Em nenhum momento, o site entrou em contato com o MST para confirmar a associação de um militante a um suposto crime, como tentam insinuar. Não é a primeira vez que os meios das Organizações Globo criminalizam, ou silenciam os movimentos sociais do Brasil. No mínimo, o G1 deveria se retratar e informar aos seus leitores seu erro grosseiro”, diz a nota.

Impeachment

Em sessão na plenária desta segunda-feira (11), os deputados Alberto Fraga (DEM-DF), Felipe Maia (DEM-RJ) e Major Olímpio (SD-SP), se basearam em matérias não apuradas da grande mídia para bradar contra o governo e o Movimento Sem Terra. O deputado da chamada Bancada da Bala, Major Olímpio, disse na Tribuna, ter sido informado da prisão de Santos. Quando questionado por outros parlamentares, passou a desferir uma série de insultos aos demais deputados.

“Mentira é o que esse governo covarde, esse governo safado está fazendo, bando de ladrões. O golpe em cima de vocês é no Código Penal. O que vocês querem para ficar comigo? Vocês defendem Lula, ladrões”, disse Olímpio.

“O MST integra o acampamento nacional em Brasília, cujo principal objetivo é organizar a luta contra o golpe contra a democracia em curso na Câmara dos Deputados. Continuaremos a luta, denunciando as manifestações fascistas, preconceituosas e criminalizatórias dos setores mais conservadores do País, que só operam a retirada dos direitos conquistados a muito custo pelo povo brasileiro”, afirmou a nota do Movimento Sem Terra.

Edição: ---