IMPEACHMENT

O "Pato de Troia" brasileiro

O “Pato de Troia” dos golpistas representa um ataque contra a democracia, contra você e seus direitos

Rio de Janeiro |

Você já escutou a expressão “presente de grego”? Ela é utilizada para se referir àquele “presente” que ganhamos e que costuma ser desagradável e prejudicial.

Essa expressão teve origem há uns 3.200 anos, quando os gregos entraram em guerra contra os troianos. O exército grego, muito poderoso naquele momento, tentava conquistar a cidade de Troia, conhecida pelas muralhas impenetráveis. Os gregos ficaram anos tentando atravessar as muralhas e não foram bem sucedidos.

Diante do impasse, reza a lenda que os gregos construíram um grande cavalo de madeira e deixaram nas redondezas da cidade. Os troianos, quando encontraram a gigantesca estátua e ao não ver mais os soldados gregos, acharam tratar-se de um presente e levaram-na para dentro dos muros da cidade.

Qual não foi a surpresa quando, de dentro do cavalo, começaram a sair soldados gregos, que facilitaram a entrada do restante do exército agressor na cidade. O resultado foi a destruição de Troia, com o assassinato e a escravização de sua população.

Um setor da elite brasileira tem usado um pato inflável em suas manifestações pelo golpe, contra a democracia e pela deposição da presidente Dilma Rousseff. Os grandes empresários, a Globo, Michel Temer – atual vice-presidente –, Eduardo Cunha – presidente da Câmara Federal – e uma série de inimigos históricos do povo nos “oferecem” seu “Pato de Troia”.

Se essas forças forem vitoriosas no próximo domingo – dia da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados –, junto com seu pato virá a aprovação da terceirização de todos os empregos, a reforma da previdência que piorará as condições atuais, a privatização do restante do patrimônio nacional, o aumento do desemprego, com diminuição dos salários, e outras medidas que prejudicarão os trabalhadores.

O que vem dentro do pato é a piora das suas condições de vida, a precarização ainda maior da educação e da saúde, a perseguição aos movimentos populares, o ataque a todas as formas de organização e luta do povão.

Não se esqueça da lição que os troianos aprenderam a duras penas: presente de inimigo nunca é coisa boa! O “Pato de Troia” dos golpistas representa um ataque contra a democracia, contra você, seus direitos, seu futuro e contra o futuro do país.


 

Edição: ---