Semana indígena

Dia do Índio será comemorado com semana cultural no Rio

Cineclubes, debates, apresentações culturais e feiras estão entre as atrações da programação

Rio de Janeiro |
As tradições indígenas serão foco em Semana Cultural no Rio de Janeiro
As tradições indígenas serão foco em Semana Cultural no Rio de Janeiro - Divulgação

Combate ao preconceito e reconhecimento de nossas raízes étnicas e culturais. Essa é a proposta da Semana Cultural Indígena Rio 2016, que tem início nesta segunda-feira (18) e se estenderá até domingo (24). 

Organizada pela Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM), em parceria com a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e o Museu da Justiça, a Semana Cultural Indígena vem com uma programação recheada de eventos como palestras, sessões de filme, apresentações culturais e até feiras. Tudo para celebrar o Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril.

A Semana inaugura com a Mostra Pajé Filmes de Cinema Indígena, no Museu da Justiça, no Centro do Rio. Haverá exibição de filmes indígenas na segunda, terça e quarta-feira (18, 19 e 20), sempre das 15h às 18h. No primeiro dia, o público poderá assistir também a uma palestra sobre o livro “O Rio antes do Rio”, com o autor da obra, Rafael Freitas da Silva. 

Na terça-feira (19), a organização realizará uma celebração do Dia do Índio na Biblioteca-Parque Estadual, também no Centro. A programação do dia conta com exibição de filmes indígenas de 12h30 às 14h. Além disso, a partir das 10h haverá espaços destinados a alunos de escolas que visitarão o evento, como atividades culturais indígenas, contação de histórias, oficina de canto e dança, pintura corporal, entre outros.

Parque Lage

Já no sábado (23) e no domingo (24), de 9h às 17h, os realizadores promoverão uma grande feira cultural indígena, no Parque Lage, no Jardim Botânico. Visitantes poderão conferir exposições e até aprender a fazer pintura corporal. Além disso, especialmente no domingo, haverá comercialização de artesanatos, apresentações culturais indígenas e atrações como o Grupo Pataxó da Bahia, o Grupo multiétnico Aldeia Maracanã, o Grupo Fulni-ô de Pernambuco, o Grupo Kayapó do Pará e o Grupo Puri do Rio. 

E não para por aí. Interessados também poderão assistir a contações de histórias e debates e falas de lideranças indígenas na Oca Huni Kuin. A organização realizará ainda mais uma Mostra de Cinema Indígena, no auditório do Palacete da Escola de Artes Visuais (EAV), no próprio Parque Lage, de 13h às 16h. Por fim, o escritor Rafael Freitas da Silva volta a dar a palestra baseada em seu livro, às 17h.

Toda a programação é gratuita e aberta a qualquer faixa etária.

Endereços dos eventos

- Museu da Justiça do Tribunal da Justiça do Rio de Janeiro: Rua Dom Manuel, nº 29, Centro.

- Biblioteca-Parque Estadual: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro.

- Parque Lage: R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico.

 

Edição: ---