Opinião

Perseguição a Boulos: direita quer calar os pobres e os lutadores do povo

Campanha #EstouComBoulos é uma resposta dos movimentos populares à direita autoritária

Rio de Janeiro |

Os Democratas, partido da ditadura, e o PSDB, do helicóptero de pó, entraram com uma ação no Ministério Público pedindo a prisão de um coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos.

Isso porque Boulos disse que greves, ocupações e mobilizações iam tomar conta do Brasil se tiver golpe. Esses partidos alegaram que ele estava incentivando as pessoas a cometerem crime. 

Esse caso não é isolado. Um promotor entrou com uma ação pedindo o impedimento de acordos entre o governo e os Sem Teto em SP. Segundo o promotor, isso incentivava novas ocupações. 

Além disso, o Tribunal de Justiça de São Paulo, em um ato inexplicável, abriu um processo contra a desembargadora Kenarik Boujikian, que deu liberdade a pessoas que já tinham cumprido suas penas. Ela é uma conhecida defensora dos direitos humanos.

A polícia também invadiu a sede da Gaviões da Fiel, em resposta aos protestos que a torcida fez contra os ladrões de merenda. 

E, ainda, militantes políticos foram detidos em ocupação no Ministério das Cidades, acusados de atos de vandalismo que tinham acontecido dias antes.

Nós chamamos de criminalização esses casos contra movimentos sociais. Servem para dar medo, calar, fazer com que a gente não queira se mexer. 

A mesma coisa acontece contra a pobreza. São vários exemplos: a Kailane, que foi agredida porque é do candomblé. As mortes em Acari, quando a polícia matou cinco pessoas.  O Mateus Moraes, de 5 anos, assassinado em Magé. O João de Souza, de Manguinhos, que botou a cabeça na janela e levou um tiro do choque.

A polícia, os empresários, os governos, a justiça, quem é contra o povo quer que a gente tenha medo. Querem o silêncio nas favelas, que o povo espere sentado os direitos aparecer. É de movimento social? Quieto! É pobre? Cale! O Rafael Braga é emblemático nesse processo, preso em junho de 2013 porque é pobre e estava na manifestação.

A campanha #EstouComBoulos é resposta à direita que diz aos movimentos e pobres: vocês não podem lutar, ocupar, nem falar. Acham que o lugar do povo é o da submissão. Mal sabem eles, nosso lugar é mandando no Brasil!

Depois de escrever este texto, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi atacado e o Cacique Babau Tupinambá preso. Não conseguiram nos calar mesmo assim.

Edição: ---