Editorial

Os sete pecados capitais da direita brasileira

A mentira é o pecado capital dos principais veículos de comunicação, que se alinham aos interesses de quem quer o golpe

Belo Horizonte |
O atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha, exemplifica bem a vaidade, quando leva a cabo um golpe contra uma presidente eleita
O atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha, exemplifica bem a vaidade, quando leva a cabo um golpe contra uma presidente eleita - Lorenzo

Os setes pecados capitais são atitudes humanas condenadas moralmente por diversas religiões. Eles vêm sendo cometidos por muitos grupos poderosos ao longo de séculos. Nos últimos meses, alguns deles têm sido cada vez mais visíveis no Brasil.
Ira é raiva de alguém, vontade de vingança. As diversas manifestações de ódio, racismo, machismo, homofobia, que estão nas ruas, deixam entrever um tipo de fascismo que existe na sociedade brasileira. Eles beiram a insanidade, com a agressão a pessoas que vestem camisas vermelhas, xingamentos motivados pelo simples motivo de que alguém discorda de outro. 
A soberba é a manifestação de orgulho e arrogância. O vazamento de áudio do vice-presidente Michel Temer ensaiando  seu discurso da vitória, no estilo “já ganhei” foi um exemplo dela. 
A vaidade é a preocupação excessiva com a conquista da admiração dos outros. Vale tudo para ser reconhecido e se manter no poder, inclusive passar por cima de pessoas, leis e manipular regulamentos. O atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha, exemplifica bem a vaidade, quando leva a cabo um golpe contra uma presidente eleita.
O Juiz Sergio Moro tem um pouco de vaidade e de preguiça. A operação Lava Jato investiga apenas um lado e condena previamente, mesmo sem  provas.

Mentira e avareza   
A mentira é o pecado capital dos principais veículos de comunicação, que se alinham aos interesses de quem quer o golpe. Assim, escolhem o que vão esconder e o que vão destacar, manipulando a realidade. 
A Rede Globo tem sido identificada como uma das promotoras do golpe, convocando manifestações contra o governo e omitindo informações do outro lado. 
A avareza é cometida pela grande maioria dos políticos, que se apegam ao poder do dinheiro, desde o momento de suas candidaturas. O financiamento privado faz com que eles queiram atender não quem os elegeu, mas quem garantiu os recursos. E muitos são acusados de crimes de corrupção, geralmente envolvendo desvio para uso pessoal, como contas no exterior.
Que para combater todos esses pecados, se fortaleça no povo brasileiro cada dia mais o amor, a humildade, a justiça, o trabalho, a verdade, a solidariedade e a capacidade de luta, para que homens e mulheres possam barrar o golpe que se desenha e continuar avançando na garantia de um país que se preocupe com o bem estar de todos, e não de apenas alguns.
 

Edição: ---