Internacional

Segundo turno das eleições no Haiti deve acontecer somente em outubro

Pleito que aconteceria neste domingo mobilizou milhares de manifestantes

São Paulo |
População foi às ruas para participar das eleições, inicialmente marcadas neste domingo (24)
População foi às ruas para participar das eleições, inicialmente marcadas neste domingo (24) - Agência Brasil

As eleições haitianas, que seriam realizadas neste domingo (24), poderão acontecer somente em outubro deste ano. Durante entrevista coletiva, o presidente interino Jocelerme Privert, justificou o adiamento dizendo que “as eleições são importantes, mas temos de criar confiança no processo”.

Está é a quarta vez que as autoridades haitianas descumprem o prazo para uma segunda rodada de votações. O prazo, de 24 de abril, era tido como pouco realista, mas mobilizou milhares de manifestantes que foram às ruas para exigir novas eleições. No primeiro turno, o candidato governista Jovenel Moisés obteve 32,76% dos votos e seu opositor Jude Celestin; 25,29%.

O primeiro turno das eleições presidenciais, realizado em outubro do ano passado, gerou questionamentos dos candidatos derrotados. Desde então, o país vive um clima constante de instabilidade política. 

A oposição responsabilizou o então presidente Michel Martelly, que concluiu seu mandato em fevereiro, por um suposto “golpe eleitoral”. Em 14 de fevereiro, Jocelerme Privert, presidente do Senado, assumiu interinamente o comando do país.

*Com informações da Agência Brasil.

Edição: Simone Freire.

Edição: ---