Editorial

Viva as trabalhadoras e os trabalhadores

O que está ao seu redor é fruto do trabalho humano

Belo Horizonte |
Direitos não foram doados, são conquistas das lutas
Direitos não foram doados, são conquistas das lutas - Lorenzo

O Dia Internacional do Trabalhador tem sua origem no ano de 1886, quando milhares de trabalhadores e trabalhadoras saíram às ruas da cidade de Chicago para conquistar seus direitos, dentre eles a redução da jornada de trabalho, que na época era de até 16 horas por dia.
A história dessa data nos faz pensar que todos os direitos que os trabalhadores brasileiros possuem hoje, sejam as férias, aposentadoria e 13º salário não vieram pela boa vontade dos patrões ou dos governos, e sim pela luta dos trabalhadores.
A realização de greves, passeatas, mobilizações e a organização de sindicatos e movimentos populares são as formas que os trabalhadores de todo o mundo encontraram para exercer seu direito ao trabalho com mais dignidade.

Trabalhadores constroem a sociedade e os direitos
Os trabalhadores e as trabalhadoras conseguiram instituir vários direitos, mas mais que isso, são eles que constroem a sociedade. Se pararmos para observar o mundo ao nosso redor vamos perceber que a maior parte é fruto do trabalho humano: comida que comemos, a roupa que vestimos, o transporte que nos leva, a educação que nos liberta, tudo isso é riqueza que só existe por causa do trabalho.
Ao mesmo tempo existe um pequeno grupo de pessoas chamado burguesia, que não trabalha, ao contrário, se enriquece ao explorar o trabalho dos outros. São eles os donos dos bancos, das mineradoras, das indústrias, dos latifúndios.
Essa burguesia quer ficar cada vez mais rica, e no momento de crise econômica internacional encontram como solução para manter seus lucros a retirada dos direitos dos trabalhadores brasileiros. E sabe como eles fazem isso? Através das leis. Atualmente no Congresso Nacional (senadores e deputados federais) estão sendo discutidos mais de 55 projetos de leis que pretendem prejudicar a classe trabalhadora, como a Lei da Terceirização e a Reforma da Previdência.
Neste ano, a burguesia brasileira aliada à burguesia dos países ricos iniciou um grande ataque contra o principal direito já conquistado na democracia: o voto direto. A tentativa de afastar a presidenta Dilma tem como objetivo retirar os direitos já conquistados e as políticas públicas construídas nos últimos 13 anos. Também por isso o processo de impeachment é um golpe contra a democracia e contra o povo brasileiro.
Mas essa classe dominante que chamamos de burguesia será derrotada pela luta. 

Edição: ---