Opinião

O que você e eu perdemos com o impeachment?

O que está por vir é muito pior

Rio de Janeiro |

Um possível Governo Temer e PSDB, nos moldes neoliberais, desses que querem a derrubada de direitos e privatizações de setores públicos como educação e saúde, em nada afetaria minhas finanças. 

Continua após publicidade

Esse mercado especulativo faz com que instituições financeiras toda hora me procurem querendo mexer no meu dinheiro, para fazer eu ganhar mais. Nesse caso, elas poderiam me oferecer ainda mais vantagens. 

O que assusta nessa história é ver que quem será prejudicado é quem mais apoia essa história de impeachment. 

Muitos que não têm absolutamente nenhum privilégio serão devastados caso tenham seus direitos atacados. Ainda assim aplaudem essas movimentações dos golpistas, como se estivessem livrando o Brasil do mal. Foram induzidos a crer que o PT é o único problema do Brasil. 

Manipulação

A mídia vai alimentando essa sensação e, quando olhamos, estamos completamente cercados por ideias que não são nossas. 

Querem tirar das pessoas a humanidade. A mídia que temos contribui para acabar com o princípio da solidariedade. 

Sem solidariedade pensamos o seguinte: "Se não vai me afetar, que se danem todos". 

Tudo o que tenho conquistei com muito trabalho. Mas, se vivo numa sociedade onde a maioria não tem quase nada, o que acontecerá comigo?  Viverei isolado, com medo, angustiado, tentando "me defender" da violência daqueles que não têm nada a perder. Alienado, tentando me blindar das misérias humanas, do sofrimento alheio.

O Governo Dilma cumpriu sua função? Não. Por milhares de motivos. Sua indignação é correta, legítima, importante. No entanto, o que está por vir é muito pior. Infinitamente pior. E a maneira como estão chegando ao poder é uma afronta a nossa democracia.

Tico Santa Cruz é músico, vocalista da banda Detonautas.

Edição: ---