Reino Unido

'Serei o prefeito de todos os londrinos', diz trabalhista Sadiq Khan ao tomar posse

Londres escolheu 'esperança' contra o 'medo', disse o novo prefeito com histórico de defesa dos direitos humanos

OperaMundi

,
“Meu nome é Sadiq Khan e eu sou o prefeito de Londres”, declarou ao iniciar seu discurso na Catedral Southwark / Reprodução/Twitter @sadiqkhan

Sadiq Khan, do Partido Trabalhista, tomou posse na manhã deste sábado (07) como prefeito de Londres, dois dias após vencer as eleições municipais da capital britânica, batendo seu principal rival, o conservador Zac Goldsmith, e outros 10 concorrentes.

“Meu nome é Sadiq Khan e eu sou o prefeito de Londres”, declarou ao iniciar seu discurso na Catedral Southwark, onde aconteceu a cerimônia de posse, e foi imediatamente ovacionado pelo público presente.

“Mal consigo acreditar nas últimas 24 horas”, continuou. “Estou determinado a liderar a administração mais transparente, engajada e acessível que Londres já viu e a representar cada comunidade e cada parte de nossa cidade, como prefeito de todos os londrinos.”

“Só estou aqui hoje por causa das oportunidades e da ajuda que nossa cidade deu a mim e à minha família. E minha ambição para nossa cidade, que guiará minha prefeitura, é garantir que todos os londrinos tenham as oportunidades que nossa cidade me deu”, disse Khan. “Prometo a vocês que sempre farei tudo em meu poder para tornar nossa cidade melhor. Serei o prefeito de todos os londrinos.”


Deeply honoured to take this oath. I will be a Mayor for all Londoners. pic.twitter.com/u1GXBkRvDZ


— Sadiq Khan MP (@SadiqKhan) 7 de maio de 2016

 

Sadiq é filho de um motorista de ônibus e uma costureira – ambos imigrantes paquistaneses –, nasceu e cresceu na capital britânica e será o primeiro prefeito muçulmano de uma capital europeia. Ele teve um total de 1.310.143 votos, o maior número de votos que um político já recebeu na história do Reino Unido, segundo a rede britânica BBC.

Após sua vitória ser confirmada na noite de sexta-feira (0605), o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, postou em seu tuíte uma mensagem com a hashtag #YesWeKhan: “Parabéns, Sadiq Khan. Mal posso esperar para trabalhar com você para criar uma Londres que seja justa para todos.”

Boris Johnson, do Partido Conservador, prefeito de Londres até esta manhã, desejou “todos os sucessos possíveis” a Khan. “Congratulações a Sadiq por garantir um apoio enorme dos eleitores para fazer o melhor trabalho na política britânica.”


Congratulations @SadiqKhan. Can't wait to work with you to create a London that is fair for all! #YesWeKhan pic.twitter.com/FqRjfY1xNT


— Jeremy Corbyn MP (@jeremycorbyn) 6 de maio de 2016

Zac Goldsmith, candidato conservador derrotado por Khan, também desejou sucesso ao novo prefeito. A campanha conservadora contra Khan foi criticada por tentar vincular o trabalhista a "muçulmanos extremistas". Para Corbyn, a campanha "difamatória" de Goldsmith contra Khan contribuiu para ajudar a legenda nas eleições. "Esta campanha mesquinha dos conservadores, a maneira como tentaram caluniar Sadiq Khan, os métodos que empregaram e a linguagem que usaram, teve um grande efeito, exatamente da forma que não queriam", disse o líder trabalhista nesta sexta-feira (06/05).