Denúncia

“Um passo para o golpe”, diz grupo do Parlamento Europeu sobre situação brasileira

Esquerda europeia criticou nesta sexta-feira (13) o afastamento de Dilma Rousseff

São Paulo |

O Grupo de Esquerda Unitária (GUE) do Parlamento Europeu, afirmou que o processo de afastamento da presidenta brasileira, Dilma Rousseff, é “um passo para um golpe de Estado”.

“A aprovação pelo senado brasileiro do procedimento para afastar Dilma Rousseff, presidente eleita do Brasil, é um passo decisivo imposto pela direita e pela oligarquia brasileira para um golpe de Estado, com a interferência dos Estados Unidos”, diz comunicado divulgado nesta sexta-feira (13) pelo grupo.

A esquerda europeia ressaltou também que "os argumentos usados não resultam de qualquer processo penal e que o processo é liderado por membros com um histórico conhecido de irregularidades e atividades ilegais, que estão sendo investigadas judicialmente”.

Críticas a Temer

O documento critica o presidente interino, Michel Temer, apontando para o fato de que ele é alvo de denúncias de corrupção. O nome de Temer foi citado em algumas delações e depoimentos na Operação Lava Jato.

O grupo do Parlamento Europeu acrescenta que “as forças mais reacionárias e o imperialismo nunca aceitaram o processo de mudança que começou em 2002, com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, e procederam desde então a uma escalada de interferência e desestabilização para derrubar o governo eleito democraticamente”.

Edição: ---