Interino

Advogado de Cunha é nomeado para governo Temer

Gustavo do Vale Rocha foi nomeado como subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil

São Paulo (SP) |
Rocha  advoga para o próprio PMDB e outras figuras do partido, como Henrique Alves e o próprio Temer
Rocha advoga para o próprio PMDB e outras figuras do partido, como Henrique Alves e o próprio Temer - Agência Senado

O advogado Gustavo Vale Rocha foi nomeado como subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil do governo interino de Michel Temer (PMDB) nesta sexta-feira (13). Rocha já advogou para o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado da Câmara no início do mês. O cargo que ocupará é um dos mais importantes da assessoria jurídica à Presidência.

Em Brasília, a nomeação é vista como indicação de Cunha, que, em 2015, já havia emplacado Rocha para um cargo no Conselho Nacional do Ministério Público. Naquele momento, o então presidente da Câmara demonstrava indisposição com a atuação do procurador-geral da República, que o havia denunciado no Supremo Tribunal Federal (STF) e queria uma pessoa de confiança no órgão responsável por avaliar e fiscalizar a atuação da promotoria.

Quando sabatinado no Senado para ocupar o cargo de conselheiro, o que fará até 2017, afirmara não representar nenhum parlamentar investigado na operação Lava Jato.

No ano passado, Rocha era responsável por oito processos no Tribunal de Justiça do Distrito Federal em que Cunha figurava como autor ou réu. Além do deputado carioca, ele advoga para o próprio PMDB e outras figuras do partido, como Henrique Alves e o próprio Temer.

Quando da indicação de Rocha para o Conselho do Ministério Público, em abril, Cunha afirmou à imprensa que ele o representa em situações em que sua atividade política esteja envolvida.

Edição: ---