Definido

Hillary se proclama candidata do Partido Democrata para eleições estadunidenses

Ex-secretária de Estado é a primeira mulher a concorrer à Presidência dos EUA por um dos dois grandes partidos do país

OperaMundi |
"Hoje atingimos um marco”, afirmou a democrata, em referência a candidatura
"Hoje atingimos um marco”, afirmou a democrata, em referência a candidatura - Flickr/@Gage Skidmore

Nas prévias realizadas em seis estados nesta terça, Hillary venceu em quatro - New Jersey, Novo México, Dakota do Sul e Califórnia. Nesse último, onde havia o maior número de delegados em jogo (475), Hillary obteve, com 90,5% das urnas apuradas, 56,1% dos votos contra 42,9% de seu principal rival, Bernie Sanders. O senador por Vermont, por sua vez, conquistou os estados de Montana e Dakota do Norte.

Hillary conta agora com 2.755 delegados, ultrapassando o número mínimo para a indicação do Partido Democrata, que é de 2.383, contra os 1.852 de Sanders.

“Obrigada a vocês, hoje atingimos um marco”, afirmou durante um comício realizado no distrito do Brooklin, em Nova York. "Pela primeira vez em nossa história, uma mulher será escolhida como candidata presidencial por um dos maiores partidos políticos", afirmou.

A pré-candidata disse também que a vitória pertencia a várias gerações. “A vitória desta noite não é sobre uma pessoa. Pertence a gerações de mulheres e homens que batalharam e sacrificaram e fizeram esse momento possível”, declarou.

A confirmação da candidatura presidencial será feita na convenção nacional do Partido Democrata que ocorrerá na Filadélfia de 25 a 28 de julho.

Após as prévias, Bernie Sanders anunciou, durante um evento em Santa Monica (Califórnia), que continuará com sua campanha pela indicação do partido à Presidência.

"Vamos lutar muito duro para ganhar a primária em Washington D.C. e depois levaremos nossa luta por justiça social, econômica, racial e ambiental à Filadélfia", disse Sanders em referência à cidade onde será realizada a Convenção nacional do partido.

Partido Republicano

Pelo Partido Republicano, o virtual candidato Donald Trump venceu as primárias realizadas na Califórnia, Montana, Nova Jersey, Dakota do Sul e Novo México, que ratificam seu triunfo nas eleições prévias do partido conservador e assegura seu lugar na disputa com Hillary Clinton nas eleições de novembro nos Estados Unidos.

O republicano tem agora 1.536 delegados e já superou os 1.237 necessários para obter a indicação pelo partido.

Edição: ---