Eleições EUA

Após reunião com Sanders, Obama anuncia apoio a Hillary Clinton

Em vídeo, presidente norte-americano elogiou a candidata, pediu união entre eleitores democratas e alfinetou Trump

Opera Mundi |
 Obama anunciou oficialmente apoio a Hillary Clinton nesta quinta-feira
Obama anunciou oficialmente apoio a Hillary Clinton nesta quinta-feira - Reprodução/Facebook Hillary Clinton

Após uma reunião com o senador e pré-candidato Bernie Sanders, o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou oficialmente seu apoio à virtual candidata à Casa Branca pelo partido Democrata, Hillary Clinton, nesta quinta-feira (09). Em vídeo, o mandatário diz que nunca existiu alguém tão qualificado para o cargo quanto a ex-secretária de Estado.

“Quero parabenizar Hillary Clinton por ter feito história como presumível candidata democrata para a Presidência dos EUA. Eu sei o quanto este trabalho pode ser difícil e por isso sei que Hillary será tão boa nele. Na verdade, não acho que já tenha existido alguém tão qualificado para este cargo quanto ela”, falou Obama no vídeo.

No Twitter, Hillary agradeceu o apoio do presidente. “É uma honra ter você comigo, Obama. Estou animada e pronta para começar!”, escreveu ela.

Na mensagem, Obama também pediu união entre os eleitores democratas durante o pleito geral.

“Esta foi uma corrida disputada. Sei que alguns dizem que estas primárias deixaram o Partido Democrata mais dividido de certa forma. Bom, também disseram isso oito anos atrás”, disse, em referência às primárias que disputou com Hillary em 2008, das quais saiu vencedor. Obama também elogiou a campanha de Sanders e ressaltou que “abraçar” as questões trazidas por ele fará a legenda mais forte.

Na reunião que teve com Obama, o senador de Vermont chegou a dizer que trabalhará em conjunto com Hillary para evitar a vitória de Donald Trump, virtual candidato republicano, nas eleições de novembro, mas ainda não desistiu de sua própria candidatura — apesar de a ex-secretária de Estado já ter conseguido a quantidade de delegados necessária para conseguir a nomeação.

“A secretária Clinton e o senador Sanders foram rivais nestas primárias, mas são dois patriotas que amam este país e compartilham uma visão para a América em que todos nós acreditamos”, enfatizou.   

“Estes são os valores que nos unem como democratas. Estes são os valores que fazem a América grande”, disse Obama em referência ao slogan do republicano Trump, "Torne a América grandiosa novamente", em tradução livre ("Make America great again").

Trump se manifestou em sua conta do Twitter, debochando da união entre Obama e Hillary. "Obama acabou de declarar apoio à 'ladra' Hillary. Ele quer mais quatro anos de Obama — mas ninguém mais quer isso!", escreveu o empresário. Em resposta, a democrata pediu que Trump deletasse sua conta da rede social.

A primeira aparição oficial de Obama na campanha de Hillary acontecerá no dia 15, em um evento no Estado de Wisconsin.

Apesar de já ter conseguido a quantidade necessária de delegados, a nomeação oficial de Hillary só ocorrerá na convenção do Partido Democrata, que será realizada na Filadélfia entre 25 e 28 de julho.

Edição: ---