CULTURA

Festival de Inverno paralelo será organizado pela população

Com cancelamento do Festival oficial, moradores de São João del Rei realizam Festival paralelo

Belo Horizonte |
"Festivais são vitrine para grupos culturais locais", afirma músico
"Festivais são vitrine para grupos culturais locais", afirma músico - Eric Stéfani

Moradores e artistas de São João del Rei resolveram organizar um festival de cultura paralelo, depois de saberem que o evento oficial foi cancelado neste ano. O festival ocorrerá de 16 a 24 de julho.
O Inverno Cultural é realizado há 27 anos pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Segundo a assessoria da universidade, “a instituição não obteve a captação mínima de recursos”, que é feita através da Lei Rouanet.  
Assim, cerca de 30 moradores e estudantes se reuniram e decidiram organizar o festival de forma autônoma. “Todo mundo se envolveu rapidamente”, anima-se a estudante de jornalismo Bianca Côbbo, uma das precursoras da iniciativa, que terá como tema “Não Deixe a Cultura Morrer”.
Para o advogado e músico Thiago Bracarense, o Inverno Cultural representa para os grupos culturais locais “uma vitrine para divulgar os trabalhos”, diz. 

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Apoio
O Festival funcionará através de parcerias com o comércio local. Hospedagem, alimentação e transporte para os artistas, por exemplo, será em parceria com a Associação Comercial e Industrial de São João del Rei, conta Bianca. A organização busca agora patrocínio para a montagem dos palcos.
A iniciativa também ganhou adeptos de artistas. O violeiro Chico Lobo já confirmou sua apresentação. “Há 30 anos acredito na cultura de identidade e da terra. Eu não poderia estar longe desse evento”, garante. 
Atrações fora do centro
Os organizadores pretendem inverter a lógica de apresentações. As igrejas dos bairros, os pontos de ônibus e os ônibus também serão pontos de cultura, e receberão atrações que geralmente acontecem no centro da cidade. E o centro será ocupado por atrações das periferias. 

Desenvolvimento econômico
O Inverno Cultural representa também uma investida no setor turístico da cidade. Em média, no mês de julho, os hotéis, restaurantes e pousadas têm um aumento de 40% na venda de serviços. Isso significa a movimentação de cerca de R$ 3 milhões.

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