Coluna

O que me impressiona é a apatia do povo brasileiro

Imagem de perfil do Colunistaesd
Principais articuladores do golpe podem ser presos
Principais articuladores do golpe podem ser presos - Divulgação
Estamos diante de um espelho e isso ficou tão claro que não sabemos resolver

O Brasil está preso nas mãos de homens que não querem salvar o Brasil, querem apenas se salvar e salvar os seus. 

Não me impressiona o fato do julgamento do Eduardo Cunha no Conselho de Ética ser o caso mais longo na história do Congresso Nacional. O que me impressiona é a apatia do povo brasileiro, de setores de esquerda e de direita, de centro e de extremos, aceitando tudo isso sem fazer nenhum movimento mais forte e contundente com relação a isso.

Não me assusta que Renan Calheiros, José Sarney, Romero Jucá e Eduardo Cunha tenham recebido pedido de prisão pelo Procurador Geral da República. O que me assusta é saber que estes homens ainda estão soltos. 

Não era mentira quando escreveram num protesto: "Somos milhões de Cunhas". Essa é a mais pura verdade. Somos uma sociedade de corruptos. Adoramos levar vantagem e passamos a mão na cabeça dos nossos quando fazem parte de algo que importa a nós. 

Cada um tenta se dar bem no que está a seu alcance. Uma cola na prova ou um troco errado que embolsamos. Uma grana para se livrar de uma multa ou a compra de alguma vantagem diante das burocracias do cotidiano. O imposto de renda ou uma obra superfaturada. Todos querem o seu.

Espelho, espelho meu

Estamos diante de um grande espelho e isso ficou tão claro que não sabemos como resolver, simplesmente porque não sabemos como é viver de outra forma. 

Pense com carinho sobre essa questão e se pergunte em qual parte desse sistema você se encaixa. Você vai ver que isso só funciona porque nós participamos e aceitamos tudo isso no nosso dia a dia, sem constrangimento. 

 

Edição: ---