Mobilizações

Milhares de pessoas saem às ruas em 19 estados para dizer "Fora Temer"

A Av. Paulista contou com mais de 100 mil pessoas; Este foi o primeiro ato nacional contra o governo interino

Redação |
Mais de 200 mil pessoal participaram das mobilizações no país
Mais de 200 mil pessoal participaram das mobilizações no país - Reprodução

Milhares de pessoas saíram às ruas em todo o Brasil para protestar contra o governo interino de Michel Temer, nesta sexta-feira (10). Os atos, organizadas pelas Frentes Povo sem Medo e Brasil Popular, aconteceram em, ao menos, 19 estados e no Distrito Federal.

Este é o primeiro ato nacional contra Temer e marca um mês de sua chegada à Presidência, que se completa no próximo domingo (12).

Os atos aconteceram nos estados do Pará, Pernambuco, Santa Catarina, Goiás, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Sul, Tocantins, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal (Confira os detalhes dos atos no final do texto).

As manifestações têm sido constantes ao longo do governo Temer, demonstrando a insatisfação da população sobre a gestão, que tem sido recheada de denúncias de corrupção e uma constante retirada de direitos da classe trabalhadora.

As mobilizações denunciam a ilegitimidade do governo interino - cujo processo é considerado um golpe - e o "desmonte de diversos direitos sociais e trabalhistas, como a reforma da Previdência, arrocho nos direitos dos trabalhadores, desvinculação do orçamento da educação e saúde, suspensão de programas sociais como Minha Casa, Minha Vida, FIES, Prouni e Pronatec, criminalização e perseguição dos movimentos sociais”, diz trecho da nota de convocação dos atos.

Além dos atos nacionais, outros países também marcaram protestos para esta sexta, como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Portugal, Canadá, Inglaterra, Argentina, Equador e Dinamarca.

Campo e cidade

Os protestos desta sexta começaram na última quarta-feira (8) e se intensificam nesta quinta-feira (9). Ao longo destes dois dias, foram ocupadas diversas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, sedes do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Ao todo, mais de 19 mil pessoas se mobilizaram nesta quinta em 15 estados contra o presidente interino, Michel Temer, em todas as regiões do país.

Confira as mobilizações desta sexta-feira (10):

São Paulo

Mais de 100 mil pessoas se concentraram na Avenidade Paulista, no centro da cidade. Pela manhã, manifestantes do MST fecharam a BR-153, a rodovia Transbrasiliana, na cidade de Promissão. Em São José do Rio Preto, 200 pessoas do MST protestaram em frente ao INSS.

Brasília

Ato na Esplanada dos Ministérios reúniu 15 mil pessoas. Movimentos populares, centrais sindicais, servidores públicos, mandatos progressistas e organizações da sociedade civil marcham em defesa da democracia e contra o retrocessos e ameaças aos direitos sociais.

Minas Gerais

Mais de 40 mil pessoas saíram às ruas de Belo Horizonte na noite desta sexta. Pela manhã, cerca de 400 pessoas protestam em frente ao Ministério da Fazenda. Os manifestantes seguiram para a Ocupação do SUS e se somarão ao grande ato da Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo. Estudantes, professores e servidores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também realizaram um ato em frente ao campus Pampulha.

Sergipe

Em Aracajú, o ato na tarde desta sexta contou com apresentações político culturais. Mais de 3 mil pessoas participaram da atividade. Mais cedo, na capital sergipana, camponeses e camponesas do MPA, MST e o Movimento Quilombola ocuparam a sede da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Mato Grosso do Sul

Mais de 10 mil pessoas foram às ruas de Mato Grosso do Sul para protestarem contra o governo interino de Michel Temer. Cerca de 90% das escolas públicas do estado também estão paralisadas nesta sexta-feira (10).

Bahia

Mais de 20 mil pessoas se concentraram na praça Campo Grande, em Salvador, e saíram em marcha pelas avenidas da capital.

Pará

Mais de 10 mil pessoas saíram em baixo de chuva nas ruas de Belém para dizerem “Fora Temer”. Os manifestantes se concentraram na Praça da República, no centro da cidade. Na parte da manhã, mais de 1.000 camponeses ligados ao MST, Fetagri, quilombolas, ribeirinhos, pescadores e sindicatos de trabalhadores rurais ocuparam o Incra, em Belém. O prédio do INSS também foi ocupado. Outro grupo montou acampamento em frente à Superintendência da Caixa. Em Altamira, manifestantes também ocuparam a sede do INSS.

Paraná

Um Ato na Praça Santos Andrade, em Curitiba, reuniu cerca de duas mil pessoas na tarde desta sexta-feira (10). Pela manhã, movimentos populares ocuparam a refinaria da Petrobras em Araucárias. Outro grupo de manifestantes seguiu em marcha pelas ruas de Curitiba. Os prédios da Previdência Social, da Caixa Econômica Federal e da Petrobras também foram ocupados. Segundo representantes da CUT, cerca de 30 agências bancárias da região central de Curitiba também foram fechadas nesta manhã. A cidade de Foz do Iguaçu também contou com mobilização.

Paraíba

Na tarde desta sexta, milhares de pessoas ocuparam as ruas da capital João Pessoa. Pela manhã, manifestantes do MST ocuparam a agência da Caixa, na cidade de Patos. Em Cajazeiras, mais de 600 pessoas se concentraram na praça Oiticicas, em frente à Câmara dos vereadores.

Rio de Janeiro

As ruas do centro da capital fluminense ficaram lotadas no ato que marchou da Candelária até a Praça da Cinelândia, no centro da capital fluminense. Na parte da manhã, camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) se encontraram com manifestantes do sindicato dos Petroleiros na Refinaria de Duque de Caxias (REDUC). Os trabalhadores permanecerão em greve nesta sexta-feira.

Outro ato público aconteceu em frente a Fiocruz, e reuniu alunos, servidores, terceirizados e moradores do bairro de Manguinhos, em favor do Sistema Único de Saúde e contra o desmanche da saúde pública.

Ceará

O ato em Fortaleza teve concentração na praça Luísa Távora por volta da 16h, com participação de cerca de 10 mil manifestantes de diversos organizações do campo e da cidade. Os manifestantes seguiram em marcha até a praça da imprensa onde protestaram contra a globo. Os manifestantes chegaram a ocupar a sede da Rede Globo de Televisão, afiliada Verdes Mares.

Durante o percurso houve parada em frente a Caixa Econômica Federal para denunciar os cortes no programa Minha Casa Minha Vida e em frente ao escritório do senador Eunício Oliveira, para protestar contra sua posição frente ao golpe contra Dilma Rousseff.

Nas regiões do Vale do Jaguaribe e em Baturité, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) também realizou mobilizações pela manhã. Também houve protesto na cidade de Sobral.

Piauí

Na noite desta sexta, mais de 5 mil pessoas protestaram na capital Teresina. Pela manhã, cerca de 300 pessoas de movimentos populares do campo e da luta por moradia ocuparam o prédio da Caixa na cidade de Teresina. O prédio do INSS na capital piauiense também permanece ocupado.

Goiás

Os movimentos populares realizaram um ato público em frente ao Tribunal de Justiça de Goiás contra a criminalização dos movimentos e em defesa dos presos políticos. Na sequência saíram em marcha pelas ruas do centro da cidade.

Santa Catarina

Em ‎Florianópolis, manifestantes pediram a renúncia do governo interino de Michel Temer.

Tocantins

Movimentos do campo e da cidade marcha pela capital Palmas na tarde desta sexta. Pela manhã, manifestantes de movimentos de moradia como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), a União Nacional de Moradia Popular (UNMP) e o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) ocuparam o prédio da Caixa. Manifestantes do MST ocuparam a unidade avançada do Incra, na cidade de Araguatins.

Rio Grande do Sul

Mais de 6 mil pessoas se concentraram na esquina democrática, em Porto Alegre, e caminharam em direção ao Largo do Zumbi. Na Parte da manhã, integrantes de movimentos populares do campo e da cidade realizaram um protesto em frente ao prédio da Previdência Social, no Centro de Porto Alegre. Também teve protesto na cidade de Canguçu.

Alagoas

Em Maceió, manifestantes se concentraram na Praça do Centenário e seguiu pelas ruas do centro da cidade.

Sergipe

Em Aracaju, camponeses e camponesas do MPA, MST e o Movimento Quilombola ocuparam a sede da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Pernambuco

Em Recife, mais de 30 mil pessoas participaram do ato Fora Temer teve início na Praça do Derby, com intervenções culturais, blocos feministas e LGBTs. ‪Na parte da manhã, movimentos ocuparam a agência da Caixa Econômica, em Ouricuri (PE).

Rio Grande do Norte

Manifestantes ocuparam as ruas de Natal na manhã desta sexta.

Argentina

O movimento popular Pátria Grande promoveu um ato em frente a embaixada do Brasil em Buenos Aires, em solidariedade às manifestações que ocorrem no Brasil.

Alemanha

Em Frankfurt, manifestantes protestaram contra o presidente interino Michel Temer e denunciam a Rede Globo. Outro grupo de manifestantes também protestaram contra o governo interino de Temer na capital alemã, Berlim.

Edição: Simone Freire

Edição: ---