Educação

Primeira chamada do ProUni é divulgada nesta segunda-feira (13)

Os candidatos do Sisu têm até amanhã (14) para comparecer nas universidades públicas e realizar a matrícula

São Paulo |
Serão ofertadas 125.442 bolsas pelo ProUni em universidades privadas e 56.422 pelo Sisu, em universidades públicas.
Serão ofertadas 125.442 bolsas pelo ProUni em universidades privadas e 56.422 pelo Sisu, em universidades públicas. - Marcello Casal / Agência Brasil

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) foi divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC). Os estudantes pré-selecionados têm até o dia 20 para apresentar nas instituições de ensino os documentos requeridos. Além disso, os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até terça-feira (14) para comparecer nas universidades públicas e realizar a matrícula.

Continua após publicidade

O ProUni seleciona candidatos para receber bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No segundo semestre deste ano, serão ofertadas 125.442 bolsas – sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais, de 50% - em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior pelo programa.

Continua após publicidade

Já no Sisu, que também usa a prova do Enem como base, o total de vagas ofertadas é de 56.422, em 65 universidades federais e estaduais e institutos federais.

Continua após publicidade

ProUni

Continua após publicidade

O estudante deve verificar com a instituição de ensino os horários e o local de visita para a apresentação dos documentos. Caso o candidato perca a data ou não comprove as informações, a bolsa será cancelada.

A lista dos documentos necessários para levar à universidade está disponível neste link. Entre eles, estão documentos de familiares, comprovantes de residência e de renda. O estudante só tem o cadastro aceito após a aprovação dos documentos.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 deste mês. Aqueles que não forem selecionados podem ainda participar da lista de espera, que vai de 8 a 11 de julho.

Sisu

Assim como no ProUni, o horário do e o local deve ser consultado diretamente com a instituição pública.  Caso o candidato perca a data, será cancelada vaga. O resultado está disponível para consulta no site do Sisu. Basta usar o mesmo usuário [número de inscrição da prova] e senha do Enem de 2015.

Lista de espera

Para aqueles que não foram convocados, a lista de espera está aberta e a inscrição pode ser feita até o dia 17 de junho. Os candidatos na lista serão convocados a partir a partir do dia 23 de junho.

*Com informações da Agência Brasil.

Edição: Simone Freire

Edição: ---