15 DE JUNHO

Panfletagem em BH alerta população sobre violência contra idosos

O dia é data mundial para conscientização sobre agressões à população com mais de 60

Belo Horizonte |
Os principais tipos de violência registrados pelos órgãos responsáveis, se tratam de agressões físicas e maus-tratos
Os principais tipos de violência registrados pelos órgãos responsáveis, se tratam de agressões físicas e maus-tratos - Reprodução

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é marcado neste 15 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2006, e tem o objetivo de discutir práticas que atacam não só fisicamente os mais velhos, mas psicologicamente, verbalmente e sexualmente. 

A população com mais de 60 anos aumentou consideravelmente no país nos últimos anos e, segundo pesquisa realizada pelo Disque 100, elevou-se também a porcentagem de denúncias que relatam situações de violência contra essa parcela da população. No ano de 2013, por exemplo, foram realizadas cerca de 40 mil ligações em todo o Brasil. Dois anos antes, a quantidade não passava de 8 mil.

Em Belo Horizonte foi realizada uma panfletagem na Praça Sete e na Cidade Administrativa, com o intuito de conscientizar a população sobre o tema. A ação faz parte da campanha "Rompendo o silêncio", promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Social e Cidadania (Sedpac).

Atualmente, Minas Gerais é o segundo estado brasileiro com maior número de idosos e até 2030 esse número pode passar para cinco milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Os principais tipos de violência registrados pelos órgãos responsáveis, se tratam de agressões físicas e maus-tratos. Depois delas, as mais comuns são ataques verbais e abusos sexuais. Além disso, o abandono é prática constante no mundo das pessoas idosas, que sofrem com a negligência e omissão de cuidados dos familiares e responsáveis.

Não se cale

O Disque 100 funciona 24 horas por dia e durante toda a semana. As denúncias são analisadas e encaminhadas aos órgãos de destino. 

Edição: ---