LUTA POR DIREITOS

Documentário sobre conflitos enfrentados por pescadores chega a Belo Horizonte

Filme questiona ações de empresas que desrespeitam trabalhadores

Belo Horizonte |
Exibição contará com a presença da diretora e do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais
Exibição contará com a presença da diretora e do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais - Divulgação

O longa "Vento Forte", documentário que aborda a situação das comunidades pesqueiras no Brasil, será exibido na capital mineira na próxima terça (21). A sessão acontecerá no Cine 104, no centro da cidade.

O filme foi realizado pela produtora independente Arte em Movimento em parceria com o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP). Dirigido por Patrícia Antunes, a obra tem como objetivo principal denunciar como a população que depende da pesca sofre com o avanço da aquicultura empresarial, turismo predatório e grandes empreendimentos.

Gravado em 21 comunidades do país, a produção chama atenção para projetos que violam direitos humanos e ambientais, além de questionar a invisibilidade dos pescadores na grande mídia e sociedade.

“Vento Forte” foi um dos trabalhos selecionados para o Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos - Ecocine 2015 e para o Festival de Cinema Socioambiental da Serra do Cipó - CineCipó 2015. A sessão no 104 contará, ainda, com a presença do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) e da diretora, que irão realizar um debate após a exibição.

A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes do início do evento.

Serviço

O que: Lançamento do documentário “Vento Forte”

Quando: Terça, 21 de junho, a partir das 20h30

Onde: Cine 104 (Praça Rui Barbosa, 104 - Centro - BH)

Quanto: De graça

Edição: ---