Cidades

Entidades denunciam péssimas condições do Hospital de Clínicas da UFPR

Dossiê publicado contém relatos e fotos dos problemas referentes ao maior hospital público do Paraná

Curitiba (PR) |
Em agosto de 2014, a UFPR aprovou o repasse do Hospital de Clínicas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
Em agosto de 2014, a UFPR aprovou o repasse do Hospital de Clínicas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) - Divulgação

Entidades apresentaram, na última sexta-feira (10), um dossiê sobre as péssimas condições do Hospital de Clínicas da UFPR, o maior hospital público do Paraná. De acordo com as entidades, a administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia o HC há quase dois anos, piorou as condições de trabalho e de atendimento à população. O documento foi produzido pelos sindicatos dos professores da UFPR (APUFPR), dos médicos (Simepar PR), dos psicólogos (Sindypsi PR), dos trabalhadores de instituições federais (Sinditest PR) e pelo Diretório Central Estudantil da universidade (DCE-UFPR).  

O dossiê contém relatos de estudantes e trabalhadores (as) do HC sobre a falta de materiais e medicamentos básicos. Fotos mostram a estrutura precária e máquinas quebradas. O documento também revela cartas enviadas pelos trabalhadores à gestão nas quais alegam não terem condições de realizar consultas e cirurgias. Para a presidente da APUFPR , o objetivo do dossiê é mostrar à população que as promessas da Ebserh não saíram do papel. “Nem a UFPR, nem a Ebserh divulgam informações concretas sobre a situação do HC em seus meios de comunicação. Assim, queremos mostrar que a gestão da Ebserh, aprovada sem o consentimento da comunidade acadêmica, piorou o atendimento, o ensino e a pesquisa no HC”, critica Maria Suely.  

Defesa do SUS  

Para a psicóloga Fernanda Zanin, diretora do Sindicato dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi PR), a mobilização em torno do HC é, na verdade, parte da luta pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Já vimos declarações de ministros e governantes atacando diretamente o SUS. Precisamos defender a saúde pública e defender o HC da UFPR, que é referência em saúde em todo o Paraná”, salienta.  

Promossas 

Em agosto de 2014, a UFPR aprovou o repasse do Hospital de Clínicas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), uma empresa pública de direito privado. Entidades sindicais lutaram contra a aprovação, mas a pressão do Governo Federal fez com que universidades federais aprovassem a gestão. Quase dois anos depois, as promessas da Ebserh continuam só no papel. A ideia é que outras universidades repitam a iniciativa da UFPR e formulem dossiês sobre as condições dos hospitais universitários brasileiros.  

Edição: ---