Cultura

MST lança festival de arte e cultura em Belo Horizonte

Evento foi realizado na ocupação da Funarte MG e contou com a presença de artistas mineiros

Belo Horizonte (MG) |
O violeiro Rubinho do Vale marcou presença na abertura do Festival
O violeiro Rubinho do Vale marcou presença na abertura do Festival - Midia NINJA

A ocupação da Fundação Nacional das Artes (Funarte), em Belo Horizonte, recebeu na noite fria de quarta-feira (15) a abertura do Festival de Arte e Cultura da Reforma Agrária. Com a presença de João Pedro Stédile, coordenador nacional do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e cerca de 200 pessoas, foi lançado um dos maiores eventos até hoje realizados sobre a cultura sem-terra.
O festival acontece entre os dias 20 e 24 de julho, na capital mineira, e recebe artistas de todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas por poetas e músicos integrantes ou apoiadores do MST. Além de arte, o festival terá uma feira de gastronomia, com alimentos produzidos nas diversas áreas do movimento. A ala promete produtos sem agrotóxicos e transgênicos.

Diálogo por meio da cultura
“O discurso é importante, mas ninguém ouve. Até agradeço muito vocês estarem me ouvindo”, brincou Stédile, arrancando risos do público. “Mas precisamos entender a importância de uma nova forma de fazer política e o pessoal da Funarte tem nos ensinado com essa ocupação: através da cultura”, defendeu.
O festival significaria, assim, mais do que uma vitrine artística. É um espaço eficiente de se discutir um projeto político para a sociedade, partindo-se, por exemplo, de como são produzidos os alimentos da reforma agrária. Por outro lado, a própria arte pode ser o meio da fala política. “Nossos artistas serão nossos discursadores”, explicou o dirigente.

Artistas presentes!
O palco do lançamento recebeu fortes nomes da cena cultural mineira. A cantora Titane, o cantor Vander Lee e os violeiros Rubinho do Vale, Pereira da Viola e Wilson Dias marcaram presença. Os artistas devem se apresentar também no festival, ao lado de outros nomes nacionais e internacionais.

Foto: Mídia NINJA

Edição: ---