EDUCAÇÃO

RIO: Blog divulga histórias a partir de desenhos de crianças de escola pública

Nas redes sociais, as histórias e desenhos ganham muitas curtidas dos internautas

Rio de Janeiro (RJ) |
Professor se inspira em desenhos infantis para escrever historinhas infantis
Professor se inspira em desenhos infantis para escrever historinhas infantis - Flora Carvalho

Quarenta e cinco crianças pobres, uma sala de aula sem ventilador e muitos sonhos. Esse foi o cenário que o escritor e estudante de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gabriel Miranda, de 22 anos, encontrou quando começou a estagiar como professor num colégio público, em 2015. Parece um ambiente difícil, mas dele nasceu um projeto na internet que ouve os estudantes cheios de informações e sentimentos. É o blog de crônicas “Assim amam os gigantes”, com histórias escritas a partir dos desenhos dos alunos.

Gabriel interpreta os desenhos dos pequenos e cria textos inspirados neles para publicar no blog. São crianças entre 9 e 11 anos, vindas de favelas como Santo Amaro, Tavares Bastos, Providência, Camarista Méier, Vidigal e Morro Azul.

Tudo começou quando, no meio do ano passado, o professor estagiário percebeu que as crianças não conversavam muito com ele, mas se comunicavam mandando bilhetinhos, cartas e desenhos.  Como recebia muita coisa, Gabriel começou a guardar tudo num pote e depois sentiu a necessidade de dividir essa experiência. “O objetivo é compartilhar essas histórias e reavaliar a visão que o mundo tem sobre essas crianças”, diz Gabriel.

UNIVERSO DAS CRIANÇAS

O blog é fruto de vários trabalhos que o professor faz com as crianças, envolvendo temas como violência, discriminação e hipersexualização. Para Gabriel, a experiência em sala de aula pode ser muito mais do que o atual sistema de educação permite, porque é necessário enxergar o universo desses alunos.

“A realidade que essas crianças vivem não é a da televisão. Não é um episódio de Malhação. São filhas de trabalhadores. Para chegarem à escola, elas pegam duas conduções, passam por cima de um corpo que está no chão, enfrentam dramas domésticos, violência, assédio de todas as formas, racismo pra caramba. E estão lá, estudando. De alguma forma, correm atrás”, comenta ele. “O que eu faço é tentar colocar para as pessoas que as crianças que estão ali não são só crianças. São gigantes, são pessoas incríveis. O que falta é oportunidade”, finaliza.

Serviço

Blog “Assim Amam os Gigantes”
Endereço: cartasdegigantes.tumblr.com

 

Edição: ---