Opinião

Prefeito de Belo Horizonte atropela população e beneficia empresas de ônibus

Marcio Lacerda chegou ao cúmulo de perdoar dívidas milionárias dos seus amigos empresários

Belo Horizonte |
Pedro: É um total desrespeito aos cidadãos que dependem do transporte público
Pedro: É um total desrespeito aos cidadãos que dependem do transporte público - Arquivo pessoal

O prefeito Marcio Lacerda vem entregando o patrimônio público da cidade aos empresários de forma descarada. Privatiza-se tudo. Parques, praças, cemitérios, estacionamento rotativo, serviços de educação e saúde.
Enquanto isso, a população sofre com a falta de investimento em políticas públicas e serviços cada vez mais precários. Esse é o caso do transporte coletivo da capital. 
A tarifa de ônibus em BH é uma das mais caras do País. Só em 2015 a passagem teve dois aumentos, totalizando 20% de reajuste. Mais do que o dobro da inflação no ano! Melhor para os donos das empresas de ônibus, cujos lucros aumentam, contando com uma mãozinha da prefeitura.
As vantagens para as empresas de ônibus parecem não ter fim. O prefeito chegou ao cúmulo de perdoar dívidas milionárias dos seus amigos empresários. O valor chega a quase R$ 23 milhões e é referente ao desconto de 80% das multas administrativas que as empresas de ônibus deviam ao município. Multas por falhas na prestação de serviços, como o não cumprimento do quadro de horários, a redução na oferta de linhas e veículos, entre outros.
É um total desrespeito aos cidadãos que dependem do transporte público. O dinheiro que a prefeitura deixou de cobrar poderia ter sido aplicado na melhoria das estações do MOVE e de vias de acesso, construção de pistas exclusivas de ônibus e de ciclovias.
Ao invés de serem punidas pelo péssimo serviço prestado, as empresas foram premiadas com milhões de reais. Para barrar esse absurdo, denunciamos a situação ao Ministério Público e esperamos que ele impeça mais esse prejuízo à população belo-horizontina.

*Pedro Patrus é vereador pelo PT em Belo Horizonte.

Edição: ---