Mulheres

Demissão de jornalista do iG que denunciou assédio de MC Biel gera campanha nas redes

Hashtag #jornalistascontraoassédio se tornou um grupo e agora uma fanpage, que já alcançou mais de 11 mil curtidas

São Paulo (SP) |
"O assédio é um dos ranços do machismo nosso de cada dia", afirma manifesto
"O assédio é um dos ranços do machismo nosso de cada dia", afirma manifesto - Reprodução

A demissão da jornalista do portal iG, de 21 anos, que denunciou publicamente o assédio que sofreu do funkeiro Mc Biel durante uma entrevista, foi o estopim para o início de um debate no Facebook sobre os abusos cometidos contra mulheres jornalistas no exercício da profissão. Um post com a hashtag #jornalistascontraoassédio se tornou um grupo e, em menos de uma semana, uma fanpage, que, até o momento da publicação desta notícia, já alcançou mais de 11 mil curtidas.

A profissional, cuja identidade não foi divulgada, foi dispensada na última sexta (17), 14 dias após sua denúncia. A empresa havia prometido oferecer todo o apoio necessário.

O manifesto na página do Facebook levanta questionamentos como: “Jornalista sofre assédio? Onde? Quando? Por quê?”. As respostas ao lead jornalístico, segundo o manifesto, são “mais comuns no dia-a-dia das profissionais do jornalismo do que se pode imaginar. Dentro ou fora das redações. Dentro ou fora das assessorias de imprensa”.

“O assédio é um dos ranços do machismo nosso de cada dia. Expurgar isso com denúncia e com informação é tarefa não só das mulheres, mas de qualquer jornalista que pretenda, de fato, ver uma sociedade menos desigual de oportunidades, conceitos, direitos e deveres. Um lugar mais legal em todos os sentidos da palavra”, afirma o manifesto.

Assista o vídeo da campanha, em que jornalistas denunciam outros casos de assédio: 

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Edição: ---