Tragédia do Rio Doce

Samarco cogitou remover vila de Bento Rodrigues anos antes do rompimento da barragem

Ricardo Vescovi, presidente da empresa na época da tragédia, sabia dos riscos de rompimento desde 2011

São Paulo (SP) |
Bento Rodrigues, dias após o rompimento da barragem
Bento Rodrigues, dias após o rompimento da barragem - Antônio Cruz/Agência Brasil

Conversas apreendidas pela Polícia Federal (PF) revelam que acionistas da mineradora Samarco cogitaram, em 2012, ‘retirar’ a vila de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), do local de onde estava. As informações foram coletadas pela PF em um chat interno de diretores da mineradora. Segundo o jornal Folha de SP, a mineradora já sabia dos riscos de rompimento da barragem do Fundão e mesmo assim, “os assumiu”.

Continua após publicidade

As conversas foram obtidas pela PF durante uma operação de busca e apreensão em duas sedes da Samarco em Mariana (MG) e em Anchieta (ES), e na casa de um técnico da empresa Vogbr em Viçosa (MG), empresa responsável por fazer a avaliação de segurança da barragem do Fundão nos últimos três anos, na última quarta-feira (17).

O presidente da empresa na época da tragédia, Ricardo Vescovi, conhecia os riscos da barragem pelo menos desde 2011, de acordo com a PF. No mesmo ano, ele chegou a afirmar que seria mais fácil construir uma nova barragem do que investir nos materiais necessários para a reforma em Fundão.

Kleber Terra, ex-diretor de operações, afirmou em conversas com o então gerente geral de projetos, Germano Lopes, que os acionistas da mineradora estavam “superestimando” gastos sociais com o possível crime ambiental. Nos diálogos apreendidos, os diretores comentam sobre duas trincas que surgiram nas paredes da barragem, uma em 2013 e outra em 2014. Vescovi pediu para Terra “ficar de olho” nas rachaduras.

Em mais um chat, Lopes afirmou que estudos sobre a possível ruptura só deveriam ser colocados no pedido de licenciamento ambiental caso fossem obrigados por lei. A PF suspeita que as conversas de um dia antes da tragédia acontecer tenham sido apagadas. Ao todo, seis diretores da Samarco foram indiciados por crime ambiental.

A tragédia

O rompimento da barragem do Fundão aconteceu no dia 5 de novembro de 2015 e deixou 19 pessoas mortas. A vila de Bento Rodrigues foi completamente destruída e outras cidades como Paracatu e Barra Longa foram atingidas diretamente pela Lama. Estima-se que ao menos de um milhão de pessoas foram afetadas - de alguma maneira – pelo desastre.

Edição: ---