ENTREVISTA

“Brasileiros devem reagir ao golpe”, diz filha de Che

Aleida visitou a sede do Brasil de Fato nessa sexta (24), onde concedeu entrevista

Rio de Janeiro |
Aleida Guevara, filha de Che, fala sobre possíveis retrocessos no Brasil
Aleida Guevara, filha de Che, fala sobre possíveis retrocessos no Brasil - Festival Utopia

 

A médica cubana Aleida Guevara, filha do revolucionário Ernesto Che Guevara, esteve no Brasil na última semana para participar do Festival da Utopia, em Maricá (RJ). Herdeira intelectual do pai, ela concedeu uma entrevista na sede do Brasil de Fato. Aleida falou sobre a crise política brasileira e da aproximação de Cuba com os Estados Unidos.

Brasil de Fato - Como você analisa a situação política do Brasil? Quais os impactos dessa crise política para Cuba e a região?

Aleida Guevara - Nós esperávamos muito mais do Brasil. As relações políticas e econômicas entre Cuba e Brasil foram boas, mas não tão boas quanto nós esperávamos. Mas não é isso que nos preocupa. O que nos preocupa realmente é que a presidenta Dilma foi eleita por voto popular. O povo decidiu que era ela quem deveria governar. Então, quem tem o direito de tirá-la do seu lugar? Não há maneira de compreender isso.

Brasil de Fato - O que você acha mais preocupante?

O que nos indigna é a prepotência (dos golpistas) diante disso tudo. O Brasil viveu recentemente uma ditadura militar. O país sabe o que é ter um governo que desapareceu com os melhores homens e mulheres desse povo. Os brasileiros devem manter a memória e não podem permitir que essas coisas voltem a acontecer. De nenhuma forma. Já viveram tudo aquilo, como vão permitir retroceder? E o que está por vir é muito pior. Nós, cubanos, não podemos dizer como o Brasil deve conduzir sua política. A única coisa que peço aos brasileiros é: reajam.

Brasil de Fato - Cuba convive de perto com o assédio dos EUA. Que avaliação você faz do golpe no Brasil e quais os interesses dos EUA?

Algo deve estar aborrecendo o governo dos EUA. Algo deve ter sido feito pelo governo brasileiro (do PT) que os incomodou. Tivemos alguns anos de um despertar do continente, mas creio que no Brasil está acontecendo o mesmo que na Argentina e na Venezuela nesse momento e que já aconteceu no Paraguai. Os EUA estão tentando recuperar seu poder. Apesar de eles terem dito publicamente que iriam suspender o bloqueio contra Cuba, por que ainda não fizeram? Não suspenderam o bloqueio porque estão esperando para ver o que acontece nos países do sul. Eles já têm a Argentina do seu lado. Imagina se conseguem ter completamente o Brasil também. Se isso acontecer, não há porque suspender o bloqueio a Cuba, pois não vai haver mais uma pressão da América Latina contra eles.

Brasil de Fato - A aproximação entre os EUA e Cuba é apenas uma política de boa vizinhança ou é algo real? Por que de fato até agora os EUA não suspenderam o bloqueio contra Cuba?

O fato de os EUA terem declarado publicamente que sua política direcionada a Cuba é absurda, que se equivocaram, isso já é um fato histórico. Muita gente tem falado da influência do papa Francisco nessa aproximação, mas desde o rompimento das relações entre os países já passaram três papas e todos tentaram um diálogo. Não creio que seja o poder de um homem. Me parece que o momento atual da política na América Latina influenciou muito mais. Em uma reunião da Organização de Estados Americanos (OEA), esses povos disseram: “Ou Cuba vem participar, ou não vai haver mais reunião da OEA” (Cuba foi expulsa da OEA em 1962). Isso nunca tinha ocorrido e fez com que os Estados Unidos se sentissem pressionados.

 

Edição: ---