Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

São Paulo

Sob protestos, base aliada de Alckmin domina CPI da merenda

Clima tenso, acusações e desconfiança marcam reunião da CPI na Alesp

28.jun.2016 às 18h43
São Paulo (SP)
Juliana Gonçalves
Auditório lotado: CPI ocorre como resposta às manifestações populares e do movimento estudantil

Auditório lotado: CPI ocorre como resposta às manifestações populares e do movimento estudantil - Auditório lotado: CPI ocorre como resposta às manifestações populares e do movimento estudantil

Marcada por um clima de conflito entre a base do governo estadual paulista e a oposição, parlamentares e manifestantes – em sua maioria estudantes secundaristas que mobilizaram ocupações em escolas – participaram da sessao da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Merenda, nesta terça-feira (28), no auditório Paulo Kobayashi na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

As polêmicas começaram logo no início da sessão quando deputados questionaram a falta de representatividade da oposição na comissão: tanto o presidente Marcos Zerbini (PSDB), o vice-presidente Adilson Rossi (PSB), quanto o relator apontado, nesta manhã, Estevam Galvão (DEM), fazem parte da base do governo estadual. Da oposição, participa apenas um representante, o deputado Alencar Santana (PT).

Os demais membros são Barros Munhoz (PSDB), Jorge Caruso (PMDB), Gilmaci Santos (PRB), Coronel Camilo (PSD) e Delegado Olim (PP).  “O governo quer ter controle total da CPI", disse o deputado José Zico, líder da bancada do PT na Alesp. Segundo o deputado, o PT entrará na Justiça para pleitear uma segunda cadeira na CPI.

Sessão

Zerbini teve dificuldades para encaminhar os trabalhos da Casa e chegou a ameaçar mudar a reunião de local, caso não conseguisse cumprir a pauta do dia por conta dos protestos. Já os estudantes que acompanharam a reunião, por diversas vezes, interviram em coro: "não tem arrego, você rouba minha merenda e eu tiro seu sossego".

Processo e prazos

O encaminhamento dado de reunir e analisar todos os documentos, e só depois ouvir testemunhas, desagradou parte dos deputados estaduais. “Não faz sentido esse ‘etapismo’. Não é nosso papel revisar o que o Ministério Público e a polícia estão fazendo. Já temos condições se acelerar os trabalhos nesta Casa”, afirmou o deputado João Paulo Rillo (PT).

A oposição quer a convocação imediata de pelo menos três pessoas para iniciar as apurações: o ex-presidente da Cooperativa Orgânica da Agricultura Familiar (Coaf), Cássio Chebab – que disse, em delação premiada, repassar valores a deputados incluindo o presidente da Alesp, Fernando Capez (PSDB) -; Luiz Roberto dos Santos, o 'Moita', ex-chefe de gabinete da Casa Civil do governo estadual; e Fernando Padula, ex-chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Educação.

Outro ponto que gerou discordância diz respeito ao foco da CPI, que segundo Zerbini, pode investigar prefeituras e até deputados federais citados. “Há uma tentativa de desviar o foco do governo [Geraldo] Alckmin, não devemos perder de vista que essa CPI é fruto da mobilização popular, o estado é o principal foco e seria uma perda permitir que uma cortina de fumaça se crie para proteger a secretaria estadual”, afirmou o deputado Alencar Santana (PT).

Ainda está incerto se a CPI vai trabalhar durante o recesso de julho. Tudo indica que nem a base do governador, nem a oposição acham a ideia vantajosa. A CPI tem o prazo de 120 para ser concluída, não contabilizando o período do recesso.

Ao final, foram aprovados sete requerimentos de pedidos de documentos, cópias das delações e contratos que serão encaminhados para o Ministério Público, a Polícia Civil e o Tribunal de Justiça de São Paulo.

Edição: Simne Freire.

 

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Agricultura familiar

Cooperativas da reforma agrária garantem alimento saudável e valorização do trabalho com acesso a crédito popular do Finapop

TRAGÉDIA CLIMÁTICA

Enchente no Texas: 27 meninas estão desaparecidas; número de mortos chega a 29

Sul Global

Declaração final do Conselho Popular do Brics defende taxação de super-ricos e nova governança mundial

Participação popular

Movimentos populares terão espaço inédito com líderes do Brics; ‘Momento histórico’, diz Stedile, que representa o Brasil

DECISÃO JUDICIAL

Justiça suspende resolução do governo de São Paulo sobre punição a professores temporários com mais de 5% de faltas

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.