Diplomacia

ONU elege Bolívia, Cazaquistão, Etiópia e Suécia como parte do Conselho de Segurança

Após impasse, Itália e Holanda chegaram a acordo para dividir mandato de dois anos da quinta vaga em jogo

OperaMundi |
 Quinta vaga, que deverá ser dividida entre a Itália e a Holanda, deverá ser preenchida na quarta-feira (29)
Quinta vaga, que deverá ser dividida entre a Itália e a Holanda, deverá ser preenchida na quarta-feira (29) - Ministerio de Comunicación da Bolívia/Reprodução

A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu nesta terça-feira (28) quatro novos países para ocupar assentos não permanentes no Conselho de Segurança da ONU: Bolívia, Cazaquistão, Etiópia e Suécia. Os quatro países cumprirão, a partir de 1º de janeiro, um mandato de dois anos no Conselho.

Uma quinta e última vaga ainda será decidida. Após um impasse, Itália e Holanda, que obtiveram o mesmo número de votos, chegaram a um acordo de dividir igualmente o mandato de dois anos — a Itália teria o assento em 2017, e a Holanda, em 2018. O pacto, no entanto, precisa ser aprovado em uma reunião na quarta-feira (29) e receber a chancela da Assembleia Geral, algo que analistas preveem que acontecerá.

Composto por 15 países, o Conselho de Segurança da ONU tem o poder de impor sanções, autorizar operações militares e ratificar acordos de paz. A entidade também dirige missões de paz ao redor do mundo, cujo orçamento total gira em torno de US$ 8 bilhões (aproximadamente R$ 26,6 bilhões).

Atualmente, os membros não permanentes são Angola, Espanha, Malásia, Nova Zelândia, Venezuela (cujos mandatos terminam no fim deste ano), Egito, Japão, Senegal, Ucrânia e Uruguai (que farão parte do Conselho até o fim de 2017). China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia ocupam os assentos permanentes.

Edição: ---