Paraná

Poesia

Curitiba de todas as palavras

Diversos projetos viabilizam produção de poesia nos bairros de Curitiba

Curitiba (PR) |
 Luiz Carlos Brizola na Feira do Poeta, reaberta no Largo da Ordem
Luiz Carlos Brizola na Feira do Poeta, reaberta no Largo da Ordem - Pedro Carrano

De um antigo espaço da Guarda Municipal e uma recordação antiga, a Feira do Poeta volta a fazer parte da cultura curitibana, depois de onze anos adormecida. Com isso, o Largo da Ordem – e também a periferia – voltam a respirar poesia.  

Os poetas e agitadores culturais Luiz Carlos Brizola e Geraldo Magela ajudaram a dar uma sacudida na Fundação Cultural de Curitiba (FCC), com os projetos de “Saraus Populares”, que já aconteceram em dez regiões de Curitiba, em comunidades como a Portelinha (Santa Quitéria) e Vila Torres, onde as pessoas são chamadas a mostrar seus talentos e trabalhos poéticos.  

Projetos viabilizam produção 

“O foco é a gente do bairro, que não tem possibilidade. É muito legal encontrar uma menina de oito anos recitando Paulo Leminski (poeta, músico e tradutor que fez carreira em Curitiba). São pessoas que às vezes nem de casa saíam”, diz Brizola. 

Há também o projeto “Cutucando Inspiração”, que reaproveitou o espaço do Teatro Universitário de Curitiba (TUC) para apresentações culturais e récitas de poemas, reunindo uma gama ampla de escritores. E tem ainda o “Escritibas”, que destinou uma barraca do Largo da Ordem aos domingos para a venda de autores fora do circuito editorial. “Aqui é um lugar de encontro. Fazemos leitura de poesia aos domingos”, convida. 

Estão programados vários recitais do chamado projeto “CuTUCando inspiração”, no Teatro do TUC, no Largo da Ordem. Os temas são diversificados e, como explica Geraldo Magella, um dos organizadores, a ideia é trazer escritores “conhecidos e anônimos”, e também envolver escritores da periferia, as intervenções “poeriféricas” como ele chama: “Fazer leituras plurais, trabalhar todas as linguagens literárias: soneto, trova, composição musical”, defende. 

Programação: 

8 de julho. Recital “Eros (Amor) na literatura” 

5 de agosto e 23 de agosto: CuTUCando a inspiração – temática livre. 

Local: Teatro Universitário de Curitiba (TUC) - Travessa Nestor de Castro, s/nº, Gal. Júlio Moreira (Largo da Ordem) 

Contato: 3321-3241 (Feira do Poeta)  

                   

Edição: ---