Cassação

Parecer sobre recurso de Cunha no Conselho de Ética deve ser entregue nesta segunda

Os deputados aliados de Cunha devem pedir vista coletiva do caso; processo deve ser estendido até o recesso parlamentar

Brasil de Fato |
 Caso o recurso de Cunha seja acatado, o processo volta a estaca zero com a escolha de outro relator e uma nova votação da sessão que aprovou o parecer contra Cunha.
Caso o recurso de Cunha seja acatado, o processo volta a estaca zero com a escolha de outro relator e uma nova votação da sessão que aprovou o parecer contra Cunha. - Wilson Dias/Agência Brasil

Para chegar à conclusão do processo de cassação do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o relator do recurso emitido pelo peemedebista, Ronaldo Fonseca (PROS-DF), tem até esta segunda-feira (4) para entregar o seu parecer sobre o caso que está sendo julgado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O ofício enviado por Cunha pede a anulação da sessão no Conselho de Ética que aprovou o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) pela sua cassação.

Continua após publicidade

Conforme apurou o site Congresso em Foco, os deputados aliados a Cunha devem pedir vista coletiva do caso para tentar prolongar as sessões até o dia 17, quando inicia o recesso parlamentar. A leitura do relatório de Fonseca acontece na próxima quarta-feira (6).

Outro ponto que as legendas que estão contra o presidente afastado da Câmara têm se preocupado é a possibilidades dos aliados de Cunha utilizarem o recurso para retardar o processo mesmo após o recesso da Casa.

Apesar de todas evidências apontarem o contrário, o relator do recurso, Ronaldo Fonseca, afirmou ao portal G1 que não é “aliado” de Cunha. Já segundo o Congresso em Foco, as declarações nas últimas semanas feitas pelo parlamentar sobre o caso devem resultar em um parecer favorável ao peemedebista.

Caso o recurso de Cunha seja acatado, o processo volta a estaca zero com a escolha de outro relator e uma nova votação da sessão que aprovou o parecer contra Cunha.

Edição: Simone Freire

Edição: ---